29/06/2017 às 04h56min - Atualizada em 29/06/2017 às 04h56min

PF apura desvios de recursos em programas de financiamento rural em GO

Operação Fundo Falso cumpre 70 mandados judiciais em 5 cidades do estado. Investigação começou a partir de delação de gerente do Banco do Brasil e pode ter causado prejuízo de R$ 100 milhões

G 1-GO

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28), em Goiás, uma ação que visa combater desvios de dinheiro público em programas de financiamento rural. A operação, batizada de "Fundo Falso", foi iniciada a partir da delação de um gerente do Banco do Brasil. Os crimes teriam ainda a participação de outros servidores do banco. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 100 milhões.


Conforme a PF, cerca de 80 policiais estão nas ruas para cumprir 70 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva, um de busca e apreensão e 68 de condução coercitiva. Eles foram expedidos pela 11ª Vara Federal de Goiânia.


A operação é coordenada na cidade de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Além dos dois municípios, os agentes também atuam em Itaberaí, Gameleira de Goiás e Silvânia.


De acordo com as investigações, os recursos eram desviados de programas do Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).


O crime consistia em fraudes na aprovação de financiamentos ilegais, nos quais áreas sobrepostas e terras em duplicidade eram dadas como garantia. A partir disso, eram obtidas liberações de dinheiro para fins ilegais.


A verba, que deveria ser utilizada no fomento à atividade agropecuária, segundo a PF, era desviada para a aquisição de produtos do próprio Banco do Brasil, como Seguro Ourocap, e pagamento de empréstimos.


Os envolvidos podem responder por estelionato qualificado. A pena prevista é de 5 anos em caso de condenação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »