21/07/2017 às 07h01min - Atualizada em 21/07/2017 às 07h01min

Polícia Civil escala investigadores para fazer trabalho da Polícia Militar em evento particular

Ao retirar os poucos policiais civis das investigações, a Polícia Civil faz com que essas consequências nefastas para a sociedade se potencializem, permitindo mais assassinatos, estupros e roubos, por exemplo.

Sinpol-DF -

Não bastasse a falta de 50% (cinquenta por cento) no efetivo na Polícia Civil, já denunciado há vários anos, a Direção da Polícia do Distrito Federal convocou seus servidores para fazerem um trabalho que não é da Polícia Civil, mas, sim, da Polícia Militar.

 

A Constituição Federal determina que compete à Polícia Militar o policiamento ostensivo, visando inibir a prática de crimes. Já à Polícia Civil compete a investigação criminal, ou seja, identificar a autoria do crime, depois que este aconteceu.

 

A Polícia Civil hoje trabalha com apenas metade do número adequado para seu efetivo, que seria de 8.900 policiais para uma população de cerca de 3 milhões de habitantes, além de uma população flutuante do entorno, com de cerca de 2 milhões de cidadãos. Distante desse ideal, atualmente a Polícia conta com cerca de 4.500 policiais na ativa e todas as delegacias trabalham com equipes pela metade.

 

A falta de efetivo na PCDF traz como consequências: a demora no atendimento à população, a impossibilidade início imediato das investigações, o atraso nas investigações, a sobrecarga de trabalho, o não cumprimento de mandados de prisões, o atraso nas prisões de suspeitos e criminosos, a impunidade, o aumento da violência e a insegurança pública.

 

Ao retirar os poucos policiais civis das investigações, a Polícia Civil faz com que essas consequências nefastas para a sociedade se potencializem, permitindo mais assassinatos, estupros e roubos, por exemplo. 

 

Também causou muita estranheza o fato de o diretor geral ter feito uma escala de serviço da PCDF para um evento particular. Em Brasília, há dezenas de eventos privados, todos os dias e todas as semanas. E praticamente nunca servidores são convocados para atuar nesse tipo de atividade. Nos mesmos dias de festas e shows do Na Praia, no Distrito Federal haverá dezenas de eventos particulares. Por qual motivo há convocação para trabalho de servidores da Segurança Pública apenas nessa festa específica?

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »