17/10/2017 às 15h36min - Atualizada em 17/10/2017 às 15h36min

10 são presos em operação da PF contra esquema de propina de fiscais do Inmetro em Goiás

Fiscais recebiam propina dos donos de postos para não realizar a checagem das bombas e para fazerem fiscalização em estabelecimentos concorrentes

Jornal Opção

A Polícia Federal deflagrou nesta terça feira (17/10) a Operação Pesos e Medidas, contra um esquema de fraude de fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que cobravam propina de donos de postos de combustíveis para a não realização de testes de volumetria nos bicos das bombas.

 

Noventa policiais federais dão cumprimento a 10 mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal de Goiás, sendo sete mandados de prisão preventiva e três mandados de prisão temporária, nas cidades de Brasília, Anápolis e Goiânia.

 

A investigação realizada desde o ano de 2015 pela Delegacia de Polícia Federal em Anápolis constatou o recebimento de propina por fiscais do Inmetro durante a fiscalização em postos de combustíveis no Estado, na ocasião em que os investigados deveriam realizar testes de volumetria nos bicos das bombas de combustível dos postos para evitar lesão aos consumidores. A colheita de provas demonstrou que o recebimento de indevida vantagem era prática corrente da fiscalização realizada pelos investigados.

 

Além de receberem propina de proprietários de postos de combustível, os investigados também realizavam fiscalização a mando de proprietários de outros postos, visando dificultar a ação da concorrência.

 

Os investigados foram indiciados e responderão pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e alinhamento de preços, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão.

 

Os presos serão encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Goiás e após os procedimentos serão levados para o sistema penitenciário onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »