01/12/2017 às 08h02min - Atualizada em 01/12/2017 às 08h02min

Moro, Madre Teresa e Carter perdem para Lula em títulos

Depois de circular nas redes sociais um vídeo da entrega do Prêmio Notre Dame ao juiz federal Sergio Moro, concedido pela universidade do mesmo nome nos EUA, o assunto viralizou polêmico. Madre Teresa de Calcutá e Jimmy Carter não enfrentaram protestos semelhantes, embora tenham sido agraciados com o mesmo reconhecimento daquela academia.

Petistas radicais argumentaram que Luiz Inácio Lula da Silva é recordista em agraciamentos similares. Portanto, o prêmio entregue ao douto Moro teria menos importância do que todos aqueles recebidos pelo desabrido Lula.

A questão discutida não deveria tratar das comendas, mas dos personagens. Entretanto, os estrelados encarnados podem ter razão sobre a quantidade de condecorações recebidas pelo ex-presidente, quase quarenta. São vários, como títulos de Grã-Cruz e Honoris Causa, entre outros.
 

Uma dúzia de títulos tipo Grã-Cruz de Lula vieram do México, Cabo Verde, Portugal, Gabão, Panamá, Argélia, Portugal, Colômbia, Paraguai, Peru, Espanha e Benin. Mas a curiosidade recai especificamente sobre os títulos H.C. – abreviatura da expressão latina honoris causa que significa por causa de honra – que são concedidos por universidades em todo o mundo a personalidades, que mesmo não tendo estudo ou graduação superior, são notórios em suas áreas. Aí é mole!

No leque de H.C. entregues a Lula estão instituições superiores de alguns países e um punhado de outras brasileiras. Entre elas, a UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano, que não conseguiu engordar a prateleira do tríplex no Guarujá, aliás, pelo mesmo motivo. Evandro Reis, juiz da 10ª Vara Federal Cível da Bahia, determinou este ano o cancelamento da entrega-mamata, acatando uma ação popular que considerou imoral que um condenado viesse ser condecorado.

Decisão polêmica sem dúvida, mas compatível com a limpeza feita sob os tapetes vermelhos, hoje menos voadores. Essa prática deveria ser comum, como a suspensão de todos os títulos recebidos por personalidades que cometem ilícitos.

O argumento de que Lula é recordista também nesse quesito, com uma dúzia de H.C., além de ações na esfera federal criminal, não é verdade. Uma breve pesquisa descobre um estrangeiro, de origem nipônica, presidente de uma organização não-governamental, detentor de 330 títulos honoris causa (Paulo Freire recebeu 80) recebidos nos cinco continentes. Ele frequenta o Brasil e detém a cadeira de n° 14 da Academia Brasileira de Letras – ABL, como sócio correspondente.

O fardão Daisaku Ikeda, professor, escritor e poeta, é fundador de colégios e universidades no Brasil e no mundo e tem uma única ocupação: promover a paz mundial e o desenvolvimento humano, por meio da ONG Soka Gakkai Internacional. Não foi possível saber se Lula também é membro da ABL – Sarney é, caramba… -, mas seus defensores devem entender o literal sentido de honoris causa.

Um critério que não deve ser aplicado apenas a ele, mas a todos que contrariam o espírito da homenagem, é o imediato cancelamento na ocorrência de falsidades ideológica e moral.

Não há notícias de um mercado paralelo no Brasil de venda de títulos H.C. Menos mal. Mas é bom ficar de olho. Se os perseguidores de Lula acham que são muitos títulos para pouco curriculum, tem mais: Prêmios Dom Quixote de La Mancha, Prêmio Mikhail Gorbachev, Prêmio Nelson Mandela, Prêmio Indira Gandhi. Até as armas brasileiras – Exército, Marinha e Aeronáutica – concederam medalhas ao injustiçado recordista. Nesses últimos casos, ele era o patrão.

Mas acham que a bizarrice acabou aí? Anotem essa: nos 14 containers pagos, segundo a Polícia Federal, pela empreiteira OAS, está guardado o mais significativo de todos que é o Prêmio Amigo do Livro, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Não ache graça, é sério. A solução talvez seja criar o C.H.C – Carentiam Honoris Causa. Aí, sim, vai ser difícil adivinhar qual seria o brasileiro recordista da homenagem.

Chora, não, Lula… ninguém vai confiscar seus títulos. Sei não…


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »