19/12/2016 às 00h00min - Atualizada em 19/12/2016 às 00h00min

A VELHA POLÍTICA, MAL EXECUTADA - Eleição de Joe Valle não favorece a candidatura de Filippelli ao governo

Agaciel poderia ser eleito sem apoio de Rollemberg

Halio Doylle
Arquivo

adeu Filipelli, fala durante almoço com a bancada do PMDB na Câmara.

 

A velha política atrapalhou o deputado distrital Agaciel Maia e o fez perder a oportunidade de ser presidente da Câmara Legislativa e se fortalecer para disputar uma cadeira no Senado ou na Câmara dos Deputados em 2018. Agaciel tinha tudo para se eleger, perdeu porque o governador Rodrigo Rollemberg resolveu não só apoiá-lo como investir pesadamente na candidatura dele.

 

Sem o apoio escancarado de Rollemberg, que mais uma vez raciocinou de acordo com as normas da velha política e de métodos que deveria ter eliminado, Agaciel teria muito mais chances de ser eleito. E o governador conseguiria o que queria sem se desgastar e sofrer uma derrota política.

 

A sorte de Joe Valle, o eleito, não se deveu só à inconstância do deputado Robério Negreiros, que mudou o voto, e à vitória nos critérios de desempate. A grande sorte de Joe foi não ter o apoio de Rollemberg. Se tivesse, não teria sido eleito.

 

A velha política, mal executada

 

O governador continua pagando pelo erro de, contrariando o que dizia na campanha, ter adotado os cânones da velha politicagem para governar. Tinha, ao ser eleito, todas as condições políticas para mudar a maneira de se relacionar com a Câmara e evitar o histórico toma lá dá cá que indevidamente norteia as relações entre os poderes Executivo e Legislativo, mas preferiu a acomodação preguiçosa à transformação renovadora.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »