06/04/2018 às 07h05min - Atualizada em 06/04/2018 às 07h05min

Assaltantes rendem vigilante e levam até merenda de escola em Santa Maria

Jbr

Quatro assaltantes invadiram a Escola Classe 206 de Santa Maria e roubaram um aparelho de televisão, um computador e um fogão elétrico, além de carne e frango congelados que compunham a merenda escolar.

Durante o crime, que aconteceu entre 00h20 e 2h30 desta quinta-feira (5), os bandidos prenderam as mãos e os pés do vigilante patrimonial com cordas e cobriram a cabeça do homem com um pano. Ele mesmo telefonou para a Polícia Civil cerca de uma hora após os bandidos deixarem o local.

O delegado da 33a Delegacia de Polícia (Santa Maria), Rodrigo Têlho Corrêa, solicitou a perícia no local em ordem de prioridade nesta manhã. “A diretora da escola veio à delegacia hoje e disse que as aulas não poderiam ficar suspensas por mais um dia. Garantiu que os reparos aos danos causados tinham sido feitos”, explica. Por isso, a coleta de impressões digitais nas salas invadidas foi prejudicada.

“As investigações vão se basear em imagens de câmeras de segurança das proximidades e no rastreamento do celular roubado”, adianta Corrêa. Segundo o delegado, o vigilante informou “não ter condições de reconhecer os criminosos”. “Pelas características do crime e dado o horário em que foi cometido, aparentemente eles foram até lá para cometer um furto. A presença do vigilante acabou resultando em roubo com agressão e grave ameaça, analisa.

A dinâmica

O quarteto invadiu a sala de professores, a cantina e uma lanchonete desativada. Segundo a ocorrência policial, registrada pelo vigilante da escola, o funcionário ouviu um barulho e notou a presença de quatro homens, que o prenderam. “Eles estariam de porte de uma faca e ameaçaram o vigilante, pedindo a chave da sala dos professores. Levaram os objetos e deixaram o homem preso no interior da guarita”, conta o delegado da 33a DP.

A polícia registrou o roubo de objetos pessoais do vigilante de plantão: crachá, cinto, capacete, aliança, bicicleta e um celular. Para a escola, o prejuízo foi de um aparelho de televisão de 32 polegadas, um computador, um fogão elétrico de duas bocas, além de mercadoria da cantina. Na lanchonete desativada, os bandidos entraram pelo telhado. Deixaram a escola pelos fundos, após pularem o muro.

O vigilante patrimonial do turno da manhã, que preferiu não se identificar por segurança, conta como está o colega de função. “Ele está abalado. Não quer conversar com ninguém. Me mostrou o dedo da aliança que roubaram. Estava todo inchado. Ele estava cheio de arranhões pelo corpo”, descreve. “Não é a primeira vez nem será a última que isso acontece. Estou cansado de ver vigilantes morrendo em assaltos. Eles vêm para matar”, conta.

Sobre o caso, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informou que não há estimativa de reposição dos objetos e alimentos roubados. As aulas ficaram suspensas hoje (5), mas voltam ao normal amanhã (6).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »