17/05/2018 às 08h03min - Atualizada em 17/05/2018 às 08h03min

Homenagem (póstuma) ao Dr. Williams Cavalcante.

Vital Furtado
www.correiodesantamaria.com.br
Para os Jovens moradores de Santa Maria e outros assentamentos que não conheceram o amigo WILLIAMS CAVALCANTE DE OILVIERA, leiam a importância desse grande homem para milhares de família de baixa renda que ganharam um endereço.
Esse depoimento foi colhido em maio do ano 2000 , e inserido no livro MEU TESTEMUNHO DE SANTA MARIA, lançado de Junho de 2002 por este que vos escreve.
 
(IN MEMORIAN)
Depoimento
 
 (Dr. Williams Cavalcante de Oliveira Secretário adjunto do GDF)     
 
Santa Maria fez parte de um complexo de alternativa habitacional do Governador Joaquim Roriz após a constatação de que 120 mil famílias estavam sem moradia e numa faixa de pobreza, cujas famílias não reuniam condições de adquirir um terreno e muito menos comprar uma casa pronta.
Então o governador chamou toda a sua assessoria e passou o seguinte recado: Eu preciso colocar pelo menos 100 mil famílias debaixo de um teto. Se os senhores não me arrumarem uma área eu sou capaz de lotear a frente do Palácio do Buriti. Portanto estou lhes dando uma missão, e cabe a vocês, meus assessores tomar todas as providências.
Como eu era chefe da assessoria de habitação, fui um dos encarregados a identificar essas áreas juntamente com a equipe da Terracap, uma equipe do serviço social e antiga SHIS.
Passamos então, a utilizar um helicóptero e toda a estrutura de governo em busca de alternativa e terrenos para isso. Entre esses terrenos surgiu a possibilidade de se fazer alguma coisa na área onde hoje é Santa Maria, utilizando projetos já elaborados pelo engenheiro Marcelo Xavier.
De todos os assentamentos que participamos Santa Maria foi à área mais problemática que tivemos. Ali, eram chácaras de figuras importantes, como ministros da área federal, onde essas chácaras estavam em nome de terceiros. Mesmo assim fomos impedidos de entrar na área para fazermos um estudo preliminar. Para traçar a poligonal, tivemos que levar a Rocan nos acompanhando, onde nossos engenheiros e topógrafos tiveram as condições de fazer à poligonal que foi um estudo prévio do Assentamento de Santa Maria.
Todo o processo de Santa Maria se iniciou em 1989, onde ninguém acreditava no governo Roriz e muito menos na possibilidade de se assentar 100 mil pessoas. Isso era um sonho. Pois, nos governos anteriores foram assentados menos de cinco mil pessoas.
O Governador Roriz surpreendeu em prometer assentar 100 mil pessoas, principalmente, porque essas terras envolviam parcelas de figurões importantes, onde todos os confortos seriam tirados.
O incômodo foi tanto que o presidente José Sarney chegou a chamar a atenção do governador para que tomasse cuidado, a fim de evitar outros problemas e entraves por estar comprando tanta briga com figuras importantes da república. Pois, aqui existiam muitas chácaras de lazer, terras simplesmente griladas e posseiros de grande poder político e econômico que se instalaram em Santa Maria e iam começar um processo de futura legalização, em detrimento de uma população que vivia debaixo de pontes, viadutos e fundos de quintais, sofrendo penúrias sem haver tido guaridas de governos anteriores.
Assim que Santa Maria começou ser habitada, o Administrador do Gama, João Santos, cuidava interinamente da cidade quando esta se chamava vila Santa Maria pelo fato da jurisdição ser dependente daquela satélite. Depois de inaugurada, teve dois ou três nomes. Atualmente, Santa Maria é constituída de um povo ordeiro e trabalhador, que sabe dar a resposta àqueles são inimigos do Governo Roriz e da população, e daqueles que chegam de pára-quedas à administração apenas para tumultuar a cidade bem estar e tranqüilidade dos que prezam pelo nome e trabalho do Governador.                         
Neste período de Governo Santa Maria está tendo um grande embalo. Pois, Joaquim Roriz vai dar prioridade à cidade em todo o tipo de infra-estrutura, tornando-a a cidade de seu coração.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »