15/06/2018 às 07h03min - Atualizada em 15/06/2018 às 07h03min

SUPREMO SUSPENDE AÇÕES QUE ‘ATROPELAVAM’ CAMINHONEIROS

Notibras

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou nesta quinta (14) a suspensão de todas as 53 ações que contestam a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que tabelou os preços mínimos de fretes para o transporte rodoviário.

Fux atendeu a um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), para quem o caso deve ser decidido pelo STF, que já analisa três ações de inconstitucionalidade sobre o tema, protocoladas pela Associação do Transporte Rodoviário de Carga Do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na decisão, o ministro entendeu que a suspensão das ações é necessária para evitar decisões conflitantes na Justiça. Fux convocou audiência de instrução do processo para o dia 20 de junho.


Na véspera Fux havia concedido prazo de 48 horas para que a Presidência da República e órgãos do governo federal se manifestassem sobre as ações. Após receber as informações, o ministro vai julgar a ação. Conforme a decisão, a ANTT, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Secretaria de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência, do Ministério da Fazenda, e o presidente Michel Temer, na condição de chefe do Executivo, deverão enviar suas alegações ao Supremo.O tabelamento do frete foi uma das reivindicações de caminhoneiros atendidas pelo governo no fim do mês passado para tentar pôr fim à paralisação que durou 11 dias, afetando amplos setores da economia.

O procedimento de solicitação de informações é praxe em ações constitucionais em tramitação na Corte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »