Importância dos drones no combate à dengue
As ações com drones no combate à dengue elevaram o alcance das equipes de Vigilância Ambiental em Saúde do Distrito Federal. Desde outubro, equipamentos contratados pela Secretaria de Saúde sobrevoam regiões administrativas para identificar focos do Aedes aegypti, permitindo intervenções mais rápidas e precisas (Agência Brasília).
Áreas mapeadas e resultados iniciais
Até o momento, os drones no combate à dengue sobrevoaram localidades como Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente, Estrutural, São Sebastião, Arapoanga, Fercal e Paranoá. O objetivo é cobrir 30% do território do DF, priorizando áreas com maior incidência de casos.
- Mapeamento aéreo detalhado
- Detecção de depósitos de água parada
- Integração com equipes de campo
Para conhecer outras iniciativas de saúde pública, acesse a área de Saúde em nosso portal.
Funcionamento da tecnologia
Os drones realizam voos quadricopteros equipados com câmeras de alta resolução. As imagens capturadas são processadas em ortofotos, geradas por software de inteligência artificial. Isso permite a identificação de pequenos criadouros em telhados, quintais e terrenos vazios.
Etapas do mapeamento
- Planejamento das rotas de voo
- Coleta de milhares de imagens
- Processamento e análise automatizada
- Relatório de áreas críticas para as equipes de campo
Saiba mais sobre as soluções tecnológicas em nosso setor de Tecnologia.
Resultados e próximos passos
O uso de drones no combate à dengue já trouxe ganhos em agilidade e precisão nas vistorias. As autoridades planejam ampliar o projeto, com voos cobrindo novas regiões e integração de dados com o Ministério da Saúde para fortalecer o monitoramento em todo o país (Ministério da Saúde).
Por Correio de Santa Maria, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF).








