Domingo, 07/12/25

GDF lança banco de alimentos e amplia combate à fome na capital

Banco de alimentos amplia combate à fome no Distrito Federal

Banco de alimentos do programa Todos Contra a Fome foi lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). O programa prevê um investimento inicial de R$ 50 mil para a compra de produtos de cerca de 600 agricultores familiares cadastrados.

Objetivos e alcance

A iniciativa pretende ampliar a distribuição de alimentos frescos e nutritivos, fortalecer a agricultura familiar e melhorar a logística de arrecadação e entrega às entidades socioassistenciais.

  • Atender mais famílias em situação de vulnerabilidade.
  • Ampliar o número de entidades assistidas, hoje com mais de 400 cadastradas e atendimento limitado a 150.
  • Garantir compra e renda para a agricultura familiar local.

Depoimentos e impacto social

“Esse complemento que vem do banco de alimentos é muito importante porque fornece a chamada cesta verde, que alimenta e complementa nutricionalmente as nossas famílias”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou que a ação integra uma política pública que começa no campo e chega a quem mais precisa, ampliando dignidade e acesso ao alimento.

Como o banco de alimentos será operacionalizado

O novo modelo busca melhorar a logística de arrecadação e entrega, ampliar parcerias com entidades socioassistenciais e elevar a capacidade de atendimento para alcançar todas as instituições cadastradas.

  • Compra direta de alimentos de pequenos produtores.
  • Distribuição para entidades e famílias em situação de vulnerabilidade.
  • Fortalecimento da segurança alimentar no DF.

Onde obter mais informações

Detalhes sobre o programa e seus desdobramentos podem ser consultados no portal do Governo do Distrito Federal e na cobertura institucional da Agência Brasília.

A expansão do banco de alimentos representa um avanço na política de segurança alimentar e na garantia de acesso a alimentos mais saudáveis para as famílias do Distrito Federal.

Por Correio de Santa Maria, com informações do Governo do Distrito Federal – GDF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *