O iFood, gigante do setor de delivery, acaba de anunciar a aquisição da Advolve, uma startup brasileira especializada em inteligência artificial aplicada ao marketing digital. A transação visa fortalecer a atuação do iFood no segmento de anúncios, ampliando suas capacidades e alcance. Os detalhes financeiros da negociação não foram divulgados.
A Advolve se destaca por sua expertise na criação, análise, otimização e distribuição de peças de marketing digital. A startup continuará operando de forma independente, mesmo após a aquisição integral de suas operações. Os fundadores João Sobreira, João Paulo Martins e Djary Veiga, juntamente com toda a equipe da Advolve, permanecerão na empresa.
A Advolve já contava com o apoio do braço de venture capital da Prosus, controladora do iFood, que havia investido US$ 5 milhões na startup em fevereiro, adquirindo uma participação minoritária.
O iFood acredita possuir uma vantagem competitiva na venda de anúncios, por não ter estoque próprio. Isso permite que empresas de diversos setores, como alimentos, bebidas e saúde, anunciem na plataforma sem favorecer nenhum varejista específico.
Com a integração ao ecossistema do iFood, a Advolve terá acesso a um volume ainda maior de dados sobre o comportamento dos usuários, o que deverá impulsionar a personalização dos anúncios, conforme afirma o sócio da startup, João Sobreira.
A área de anúncios do iFood foi criada em 2021. A empresa oferece espaço publicitário para mais de 60 milhões de usuários, com foco em “momentos de alta intenção de compra”. Mais de 230 empresas já utilizam o iFood Ads para anunciar seus produtos e serviços nas áreas de restaurantes, supermercados, farmácias e pet shops, segundo Sam James, vice-presidente da vertical.
Fundada no final de 2023, a Advolve teve o iFood como um de seus primeiros e principais clientes. A startup utiliza uma arquitetura de inteligência artificial para realizar testes simultâneos de campanhas de marketing digital, alocando investimentos de acordo com o desempenho apresentado. A ferramenta é capaz de criar e ajustar automaticamente elementos criativos, como textos, imagens e vídeos, para as diferentes peças e canais de anúncio.
O iFood tem investido fortemente em inteligência artificial, incluindo o desenvolvimento de um modelo próprio capaz de cruzar dados com maior precisão e detalhamento. A empresa estima que a inteligência artificial contribuirá com 30% do seu lucro operacional (Ebitda).
Fonte: jovempan.com.br








