Novo complexo, com quatro edifícios e estrutura moderna, abrigará o comando de policiamento da Esplanada dos Ministérios e centro de gerenciamento de crises. Valor contratado é de R$ 62,8 milhões
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo importante para o fortalecimento da segurança pública na capital. Foi concluído o processo licitatório para a construção do novo 6º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (6º BPM), que será implantado no Setor de Administração Federal Norte (SAFN), Quadra 4, no Plano Piloto. A confirmação ocorreu durante reunião entre o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, e o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite, nesta quinta-feira (16).
A obra será realizada sob regime de contratação integrada, modelo em que compete à empresa vencedora da licitação não apenas executar a construção, mas também elaborar os projetos de arquitetura e engenharia, obter todas as licenças necessárias, realizar testes, instalar equipamentos e mobiliário e entregar o complexo em pleno funcionamento. O valor total contratado é de R$ 62.849.527,03 e o cronograma de execução é estimado em 24 meses.
Composto por quatro edifícios, o novo complexo será um marco na infraestrutura da segurança pública do Distrito Federal. O edifício principal abrigará o Comando de Policiamento da Esplanada dos Ministérios, o próprio 6º Batalhão da PMDF e as estruturas do Departamento Operacional da corporação, voltadas ao gerenciamento de crises. A estrutura contará, ainda, com salas de reunião, videomonitoramento, sala de imprensa, sala de situação, além de um segundo gabinete para o comando-geral e o subcomando-geral da PMDF.
O espaço também foi planejado com foco no bem-estar e na eficiência operacional dos profissionais que atuam na unidade. A sede terá pátio coberto com capacidade para até 2 mil homens em formatura, área para treinamento físico, refeitório e ambientes de descompressão e convivência.
“Essa obra tem um caráter simbólico e operacional. Estamos falando de uma estrutura moderna, multifuncional e estrategicamente posicionada, que vai permitir uma atuação ainda mais eficiente das forças policiais no coração político e administrativo do país. É uma entrega que reforça o compromisso do GDF com a segurança pública e com a valorização da Polícia Militar do DF”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Já o presidente da Novacap, Fernando Leite, destacou que o novo batalhão foi pensado para atender plenamente às necessidades operacionais da corporação. “Essa unidade vai garantir ainda mais segurança para os trabalhadores e visitantes dessa região. Trata-se de uma estrutura moderna e que atende a todos os requisitos de uma instalação funcional e adequada à sua finalidade”, ressaltou.
Correio de Santa Maria, com informações da Secretaria de Segurança Pública