17/10/2019 às 06h54min - Atualizada em 17/10/2019 às 06h54min

Detran-DF recolhe armas de choque usadas por agentes em motorista

Caso ocorreu nessa segunda-feira (14/10/2019). Condutor diz que voltava para casa e foi abordado sem motivo

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) recolheu, nesta quarta-feira (16/10/2019), as armas de choque, os chamados tasers, utilizadas pelos agentes que imobilizaram um homem durante abordagem na QNL de Taguatinga na noite da última segunda (14/10/2019). André Luis Ferreira Lima voltava para casa após passar no supermercado, quando servidores pediram para que ele parasse.

Segundo o motorista, ele tinha acabado de sair de um supermercado quando se deparou com vários carros do órgão. “Tinha um comboio, e eu fiquei atrás. Quando estava chegando perto da minha casa, dei seta para fazer o retorno, e uma das viaturas me fechou. Eu fui para o outro lado, tentei virar de novo, e não deixaram”, conta.

Lima diz que chegou a fazer um gesto de indignação e isso teria revoltado os agentes, que o seguiram até a porta da residência dele. “Na porta de casa eu dei minha habilitação e documento do carro. Não tinha nada vencido, eles não tinham o que fazer”, relata.

A situação piorou, de acordo com André, quando os agentes pediram a chave do carro. “Eu falei que não entregaria, pois eles não têm poder de polícia. Nisso, um deles jogou spray de pimenta na minha cara, e outro me acertou com um taser. Tudo isso na frente da minha mulher e filha.”

Nesse momento, ele diz ter empurrado um dos agentes e saído correndo. Conforme é possível ver em um vídeo feito por moradores, os servidores do Detran-DF perseguem André Luís gritando “pega ladrão”.

Depois de passarem por um posto, André é imobilizado, algemado e, ainda, alvejado por outra arma de choque. Ele foi levado à 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro), onde teve que pagar fiança de R$ 2 mil para ser liberado pelo crime de desacato. Outros R$ 500 tiveram que ser gastos para liberar o carro do depósito. O homem disse que ficou ferido na ação.

Veja:
O que diz o Detran-DF

Procurado, o Detran informou que “está acompanhando toda a apuração da ocorrência de prisão em flagrante por desacato e resistência ocorrida na QNL” e disse que “foi aberto um processo administrativo para apuração das atitudes dos servidores”.

Já está marcada, para os próximos dias, a oitiva dos agentes com relação ao caso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »