23/10/2019 às 10h46min - Atualizada em 23/10/2019 às 10h46min

TJDFT realiza cálculo de emissão de CO2 em evento para servidores

ASCOM TJDFT
 Pela primeira vez, o TJDFT realiza evento que contará com o cálculo da quantidade de emissão de CO2 na atmosfera. Durante o Festival de Saúde Total de 2019 - FEST, que acontece de 21 a 25/10, em diversos fóruns do DF em homenagem ao Dia do Servidor Público, o Instituto CO2 Zero, empresa sem fins lucrativos, fará o cálculo de CO2 emitido pelo evento.

A ação tem por objetivo apoiar e desenvolver ações no interesse da sociedade para a defesa, preservação, recuperação do meio ambiente, manutenção da qualidade de vida e da sustentabilidade – temas do evento – por meio de projetos de caráter científico, pesquisa e inovação e atividades relacionadas à compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE. Outras atividades farão parte do inventário de carbono do evento, como os consumos de materiais e recursos naturais – água e energia, entre outros.

 

O FEST, cujo tema é "TJDFT no caminho do Desenvolvimento Sustentável, faça parte deste movimento!", foi aberto nessa segunda-feira, 21/10, com a palestra “Tribunais do século XXI e o servidor público do futuro”, ministrada pelo professor e doutor em Administração Antônio Isidro da Silva Filho, com tradução em libras. 

O presidente do TJDFT, desembargador Romão Cícero, participou da abertura e lembrou aos servidores que ter saúde não significa simplesmente a ausência de uma doença diagnosticada. “É preciso estar atento ao fato de que saúde é a busca por um completo bem estar físico, mental e social. Assim, viveremos muito e viveremos bem”, declarou. 

O professor Isidro falou sobre o perfil ideal do servidor frente aos tribunais deste século e das competências exigidas dos profissionais. “É preciso ser curioso, gostar de contar histórias, lidar bem consigo e com os outros, ter análise crítica, inovar sempre, ter orientação para os resultados e foco no usuário”, afirmou o professor. 

Estavam presentes na palestra a 2ª Vice-Presidente, desembargadora Ana Maria Duarte; o Corregedor da Justiça do DF, desembargador Humberto Ulhôa; a Presidente do Comitê Local de atenção à saúde dos servidores e magistrados, desembargadora Nilsoni Custódio; o Subsecretário de Saúde, Tomaz de Aquino, representando o Secretário de Saúde, Glycon Cardoso; a coordenadora de Assistência Multidisciplinar, Marcella Bittencourt; a titular da Coordenação de Gestão Socioambiental – COGESA, Adriana Tostes; a coordenadora do Núcleo de Inclusão – NIC, Simone Cosenza; o Secretário-Geral, Celso de Oliveira, demais autoridades e servidores. 

FEST 

O objetivo do Festival é prevenir o adoecimento e consequente afastamento das atividades laborais do indivíduo, bem como fomentar cuidados com a saúde pessoal e coletiva e mudanças de paradigmas dos servidores quanto à necessidade de inclusão e atendimento de pessoas com deficiência. Além disso, o evento visa estimular mudanças de atitudes voltadas ao consumo consciente de recursos, gasto racional e respeito ao meio ambiente. 

O evento faz parte do Plano de Logística Sustentável – PLS TJDFT, instituído pela Portaria Conjunta n. 53/2015 e vai ao encontro da Resolução 201/2015 do CNJ. A Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho é um dos indicadores do PLS medido pela participação dos servidores em ações voltadas para a qualidade de vida no ambiente de trabalho, em ações solidárias e em ações de inclusão para servidores com deficiência.   

Além disso, as ações de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho também estão entre os temas da Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P, da qual o TJDFT é signatário, e são indicadas como boas práticas de gestão pela Secretaria de Orçamento Federal e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tendo em vista repercussões no desempenho e na saúde dos servidores. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »