23/10/2019 às 11h07min - Atualizada em 23/10/2019 às 11h07min

​Como anda a saúde no município de Novo Gama.

Vital Furtado
CSM
"Fui inúmeras vezes a Câmara de Vereadores fazer mais uma de minhas matérias com o Vereador Christovam Machado. A resposta foi de que ele estava em serviços externo.
Mas, em conversa com outro Vereador, este me disse que Christovam Machado sumiu porque está  com a prisão decretada e é considerado FORAGIDO DA JUSTIÇA.
Então, como não o encontrei para falar da gestão Sônia Chaves, me encaminhei até a Secretaria de Saúde para que minha amiga Wilsiane falasse como anda a saúde em Novo Gama"- Vital Furtado. Editor do Correio de Santa Maria Impresso e digital.
x-x

Por falta de informação, a comunidade de Novo Gama desconhece as inúmeras especialidades que a pasta disponibiliza em todo o município. Nesta entrevista, a simpática Wisliane Maximiano, Secretária Municipal de Saúde, nos fala da gestão.
 
CSM: Secretária, como está atualmente o atendimento de saúde em Novo Gama?
Secretária de Saúde: A saúde local vem melhorando a cada dia tanto na atenção Básica quanto na alta complexidade que é a nossa Unidade de atendimento do Estado que é o 24 e 22 horas, como também o CAPs que á referência no município.
CSM: Seria essa a referência o motivo pelo qual pessoas de outros municípios e do Distrito Federal venham buscar atendimento em Novo Gama?
Secretária de Saúde:  Tanto do DF quanto do Entorno da região. Nosso CAPs atende pacientes de Valparaiso, Sobradinho, Santa Maria, Águas Claras vem para as nossas UPAS 24 horas. Nossas unidades de vacina também são referências e vivem lotadas, até porque um grupo de mães se uniu para saber em que localidades têm vacinas. Então, a demanda do DF e região busca os nossos serviços com freqüência.
CSM: Pessoas reclamam a questão de demora em uma Unidade de atendimento. A Senhora poderia explicar a reclamação de muitos pacientes que desejam ser atendidos assim que chegam...
Secretária de Saúde: Trabalhamos em cima de protocolo de portaria regido pelo Ministério a Saúde. A Atenção Básica funciona muito bem no município. O que acontece são os números de vagas. E como a gente iniciou a conversa com  o aumento da demanda e infelizmente a gente não consegue acompanhar esse aumento. A gente segue sempre a portaria, a primeira porta de acesso é na atenção básica e lá, vai ser referenciado para especialidade e exames para que o paciente seja diagnosticado.
CSM: A senhora sabe precisar a média de atendimento por dia?
Secretária de Saúde: Em uma Unidade de Saúde são em média trinta pacientes. Pela portaria são 15 pela manhã e 15 à tarde, o que dá aí uma média/mês de 14.500 atendimentos, o que achamos bastante considerável para 22 Unidades de Saúde.
CSM: Secretária, quando há a falta de remédio, como abastecer as prateleiras para atender o paciente e evitar as reclamações?
Secretária de Saúde: É um sufoco. O início desse trâmite para comprar os remidos em falta vem através do repasse do Ministério da Saúde que é no valor de 5 reais e 62 centavos por morador. Com esse valor a gente não consegue comprar absolutamente nada. O repasse do Governo Federal para o Município de Novo Gama é no valor de 54 mil reais por mês. Fora isso, temos a contra partida do Governo Estadual que sempre está em atraso, inclusive já está atrasado para esse mês de outubro, o município também faz o seu repasse, isso para a farmácia básica. Tem ainda a de alta complexidade que são os medicamentos de UPA e de alto custo com os pacientes acamados e pra isso não tem recurso À promotoria manda de 15 a 20 latas de leite por mês para atender em torno de 60 pacientes. Depois de toda essa dificuldade ainda existe o protocolo de licitação e nem sempre as empresas que vencem conseguem executar a entrega. Das onze empresas que venceram a última licitação duas foram tornadas inadimplentes por não concluírem a entrega e outras 4 foram notificadas.  Existe ainda a nossa preocupação do número de aumento de atendimento, pois, fazemos a estimativa para atender a nossa população, mas, atendemos em média 60% de pacientes de fora que não constam em nosso orçamento. Por isso faz toda essa essa diferença no nosso orçamento para atender a nossa comunidade.
CSM: Secretária, existem pacientes que se deslocam para Goiânia em busca de tratamento em algumas especialidades que são disponibilizadas aqui no município. Penso eu que se não for falta de informação.Dá para a senhora fazer uma explanação de que é oferecido pela saúde aqui em Novo Gama?
Secretária de Saúde: Temos exames laboratoriais coberto pelo SUS, RX totalmente digital que foi recém inaugurado, Ecografia Mamária, de próstata, útero, extensão mamária, vasectomia, pequenas cirurgias, dermatologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, oftalmologista, gestação de auto risco, dentista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, pediatria; temos inúmeras especialidades. Para se ter uma idéia, atendemos em média 100 pacientes /mês de oftalmo, mais de 300 cirurgias de cataratas somente esse ano realizadas em Águas Lindas  mais de 300 também operados de pterígio, 7 consultas mês, pacientes de hemodiálise que encaminhamos para Valpariso.
Os pacientes que não conseguimos atender aqui encaminhamos para o IPMED (Asa Sul) com vários tipos de procedimentos e especialidades, temos também o acompanhamento em Goiânia que diariamente sai uma VAN com 13 pacientes e às vezes, além da VAN dois carros pequenos.
CSM: Para usufruir desses atendimentos?
Secretária de Saúde: O paciente vai passar pelo clínico e, depois de diagnosticado será encaminhado para exames e devida especialidade. Lembrando que todos os pacientes que forem encaminhados devem procurar o setor de regulação de segunda à sexta-feira, de 8 ao meio dia e das 14 às que será atendido e encaminhado para o médico e respectiva especialidade.
CSM: Secretaria, esse atendimento é um cronograma por meio de portaria ou compromisso da saúde local?
Secretária de Saúde: Não! É uma determinação da prefeita Sônia Chaves para levar saúde de qualidade à comunidade usuária da saúde do município. Esse objetivo esta sendo alcançado, pois, nessa terça-feira( 22), pela manhã, em uma ação do Outubro Rosa, a emoção tomou conta da prefeita por ela ter recebido o reconhecimento do povo como retorno pelo que a gestão está promovendo no município.
Aproveitando o espaço que lhe foi concedido por nossa equipe, a Secretária de Saúde Wisliane fez as seguintes considerações: “Ao contrário da turma do quanto PIOR MELHOR, a qual estamos calando pela qualidade dos serviços que estamos prestando a população do município e de outras regiões, estou cerca de três anos respondendo pela Secretaria de Saúde e mediantes as críticas que já foram feitas sem conhecimento de causa, as joguei por terra com ações e muito trabalho em favor da comunidade. Estou aqui pra trabalhar, reconhecer o que a população precisa e entregar esse serviço de qualidade para a população  e também para  agradecer a prefeita Sônia Chaves pela confiança porque ela determina que a saúde seja prioridade e eu venho trabalho em conjunto para atingir essa prioridade. Uma das provas é a nova base do SAMU colocada em um local em que há extrema necessidade Quando assumia gestão, o programa MELHOR EM CASA, que é uma referência no município estava desabilitado há mais de 6 meses, nos habilitamos inclusive ele tem carro próprio, o CTA também estava desabilitado e hoje está em pleno funcionamento e com uma equipe completa e eficiente.
Então, a prova do nosso trabalho é essa. As críticas que vem serve para a gente construir um novo horizonte e levar saúde de qualidade à população. Quero deixar o recado para quem estiver insatisfeito com o atendimento ou foi mal atendido por algum funcionário, identifque o mesmo e ligue para o número 36281077da ouvidoria e faça a sua queixa. Essa plataforma de ouvidoria é ligada diretamente ao Ministério da saúde.  Mas, quanto à nossa gestão tenham a certeza de que os serviços prestados pela saúde local estão sendo acolhidos.
OBS: Mais detalhes na edição impressa do Jornal Correio de Santa Maria
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »