11/03/2017 às 07h23min - Atualizada em 11/03/2017 às 07h23min
PRÓ-DF de Santa Maria agora é real
Durante o evento, dentre as pessoas citadas pelo governador, o nome do distrital Cristiano Araujo (presente ao evento) foi recebido com vaias pela comunidade.
Vital Furtado
O governo de Brasília deu mais um passo para a regularização das Áreas de Desenvolvimento Econômico que fazem parte do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Pró-DF).
Com a presença de representantes do setor produtivo, que há mais de 20 anos esperavam por isso, o governador Rodrigo Rollemberg assinou o decreto de regularização da área de Santa Maria, que beneficiará cerca de 400 empresas na região. O ato ocorreu na sexta-feira (10), na Assembléia de Deus de Santa Maria da CL 209.
Rollemberg classificou a assinatura do decreto como mais um nó desatado. “Esse é o fim da intranquilidade e da insegurança jurídica do setor produtivo da região.”
“Temos que ter uma cidade legal, regularizada. Uma cidade em que os empresários tenham segurança jurídica para investir, para empreender, para criar empregos”, disse. Ele ressaltou ainda que a regularização fundiária é um dos focos da atual gestão.
APLAUSOS Mesmo com os “calorosos” discursos de alguns que quiseram pegar carona como pai da criança (PRÓ-DF), o governador Rollemberg arrancou aplausos da multidão presente ao citar o nome da empresária Natália Cotrim: “Quero aqui destacar o nome da ex- presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Maria, Natália, por seus 25 anos de luta pelos interesses dos empresários de Santa Maria Essa guerreira, foi a primeira pessoa a me o primeiro documento solicitando a regularização do PRÓ-DF de Santa Maria”, disse.
Natália, ao receber o elogio agradeceu: “Eu recebo com muita alegria esse elogio pela nossa luta, hoje com todo esse gosto de vitória, aliás, uma vitória da cidade. Mesmo não exercendo mais o comando da ACISM, continuo ajudando a atual gestão, dentro daquilo que está ao meu alcance”. “Estou muito otimista que brevemente, todos os empresários da cidade estarão com suas escrituras nas mãos”, explicou.
VAIAS O único momento de desconforto foi quando Rodrigo Rollemberg citou o nome do distrital CRISTIANO ARAUJO (presente ao evento), cujo nome foi recebido com vaias pela comunidade, numa demonstração de insatisfação tão logo a cidade tomou conhecimento pela grande mídia, de que o distrital pleiteia o comando político/administrativo de Santa Maria
Em seu pronunciamento, o vice-governador de Brasília, Renato Santana, presente na cerimônia, disse que o passo dado nesta manhã representa um avanço na relação entre comerciantes e governo. “Precisamos combater a excessiva burocracia. O Estado deve atuar como um facilitador para os empresários.”
Segurança jurídica para os empresários do DF As escrituras dos imóveis vão permitir aos empreendedores ampliar suas atividades, participar de programas governamentais e ter acesso ao crédito. “É nossa obrigação resolver um problema que há décadas se arrasta e prejudica tanto os empresários”, afirmou o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes, pasta à frente dos trabalhos.
Um dos beneficiados é Fábio Portela, dono da empresa Rei das Castanhas. “A assinatura desse decreto é um sonho de 25 anos. A burocracia inibe os comerciantes na hora de investir, e agora teremos segurança jurídica”, disse o empresário de Santa Maria, no ramo desde 2004.
Também estiveram presente ao evendo os ex administradores de Santa Maria, Ricardão, Erivaldo Alves, Néviton Sangue Bom, Dr. Paulo Paracatu e Jaquiline Silva, atualmente, a maiaor expressão política da cidade.