11/03/2017 às 14h56min - Atualizada em 11/03/2017 às 14h56min

Santa Maria- Ame-a ou deixe-a!

Se Santa Maria é curral eleitoral a culpa é sua e minha, que não sabemos escolher nossos representantes. Excluímos o morador que tem condições de nos representar e valorizamos o forasteiro

Por Vital Furtado
Uma série de escândalos marca o atual cenário político brasileiro, envolvendo deputados federais, estaduais (distritais), senadores, secretários de governos e políticos de modo geral. A política nacional está vivendo uma crise peculiar com esses escândalos presentes em várias esferas da administração pública. Em Brasília não é diferente, porém, todos os envolvidos sem exceção, culpam a mídia por buscar casos escabrosos e denúncias contra personalidades públicas. Mas, se não fosse por meio da Imprensa, considerada como o quarto poder, Jamais a população tomaria conhecimento de quem são os políticos envoltos no lamaçal da corrupção generalizada.
Na condição de Jornalista Profissional (com mais de 40 anos de atuação) e morador dessa maravilhosa cidade que é Santa Maria, sou alvo constante de uma série de ataques críticos vindos dos oportunistas, uma minoria que bate palma para os que aqui caem de pára-quedas propositadamente, e não, por acidente de percurso, e, acabam adotando a cidade como curral eleitoral, amparados por meia dúzia que se intitulam lideranças, porém, lideranças por oportunismo em troca de um emprego para a mulher, os filhos, o cachorro, o papagaio ou por três ou quatro sacos de cimento, mil tijolos e meia dúzia de telhas.
Com experiência que a profissão me proporcionou, a de detectar um político PICARETA, pelo andar, falar, olhar, etc. é que prego o meu pensamento oposicionista e, ao mesmo tempo embasbacado, com os tais politiquetes, politiqueiros e songa-mongas, que se intitulam espertos em política, sem ao menos atentar para as intenções maquiavélicas de políticos corruptos.
Creio eu que, deve ser pelo fato de conhecer BANDIDO pelo cheiro que já incomodei e continuo incomodando muita gente.
Nunca, em momento algum comentei meus feitos em eventos, discursos ou em qualquer lugar que seja, pois, isso, está registrado na memória de muita gente. Muitos que hoje se intitulam salvadores da pátria, se esquecem de como movimento esse ou aquele começou vou citar alguns, e também a minha participação neles, isso, pela primeira vez. Primeiro: Os terrenos do PRÓ-DF antes conhecidos como PRODECOM, isso depois da invasão de toda aquela área frontal a BR 040, invadida por Jorge Alexandre, Barão Veloso, seu Cabral e eu documentando tudo, desde o momento da invasão. Segundo: Ninguém tem mais mérito do que a empresária Natália Cotrim na questão da legalização de todo o PRÓ-DF em Santa Maria. Foi ela que deu do primeiro ao último pontapé até a legalização desses 450 terrenos anunciados na sexta-feira (10/03), pelo governador Rodrigo Rollemberg. E pasmem! Também acompanhei a Natália desde o primeiro passo.
Fora esses dois feitos, acompanhei os atos de todos os administradores nomeados, começando por Mário Cesar (Mário Capim) até o atual, Hugo Gutemberg. E nesse entremeio fui testemunha viva dos interesses sórdidos de pessoas que traíram gestores da época, tramaram a queda de outros, negociando com supostos “padrinhos” e “madrinhas” da cidade, apoio por cargos, terrenos e outras benesses.
Eu diuturnamente pisando no chão de Santa Maria, para ver o que posso fazer de melhor pelas pessoas que estão aqui, isso, por meio de meu trabalho como formador de opinião. E nessa árdua e inquietante (para os outros) tarefa, sei o nome de cada gestor que por aqui passou o trabalho que realizou e qual deputado o indicou. Também nessas duas dezenas e meia de gestores descritos, destaquei e continuo destacando três que são: José Ricardo do nascimento, que mais benefício trouxe para Santa Maria, como também o que mais trabalhou pela cidade, inclusive, pegando no cabo da enxada. O segundo, trata-se do Erivaldo Alves, que colocou um ponto final na prática do toma lá da cá, que foi implantada dentro da administração regional. O Terceiro trata-se do atual administrador Hugo Gutemberg, que vem conduzindo a cidade de maneira séria, honesta, transparente, com zelo, respeito com a comunidade e lealdade para com o governador Rollemberg.
Porém, a qualquer momento poderemos perder esse modelo de administrador que, mesmo com a falta de verba nos cofres do GDF, vem tocando obras e outras benfeitorias com verbas destinadas por deputados distritais, alguns por sinal, opositores ao governo. Mas, é bom que se saiba que Hugo é técnico e não político, por isso, o bom, trâmite com praticamente todos os distritais.
O tom da declaração que faço nesse momento, a fruto do movimento estranho que venho percebendo a coisa de uma semana, tempo esse em que alguns paus mandados do distrital Cristiano Araujo estão na cidade, cooptando as lideranças locais para um apoio ao nome do distrital para comandar a cidade, bem como o nome que ele deve apresentar para administrar Santa Maria, nome este, que tudo me leva a crer ser o doutor Santana.
Endossando esse pensamento, foi à presença de Cristiano Araujo no evento de regularização do PRÓ-DF na sexta-feira (10/03), bem como de grande parte de sua equipe.
Pois bem, tentaram cooptar a comunidade e lideranças, porém, não lograram o êxito desejado, até por que, a credibilidade de Hugo Gutemberg por parte da população é da ordem de 90%.
Mesmo assim, Cristiano Araujo, conforme vem sendo divulgado diariamente pela grande imprensa, alvo de várias investigações, enterrado no mar da corrupção até o pescoço, para sair DO FOCO da imprensa e do MP, escolheu Santa Maria para comandar política/administrativamente, e com isso, tentar lavar o mínimo que lhe resta de honra.
Só que ele quer Santa Maria, mas, a comunidade não lhe quer na cidade, já que ela é formada por pessoas, na sua maioria ordeira, trabalhadora, honesta e que aprendeu valorizar o produto de sua terra, que é o menino que viram jogar bola e crescer com os demais jovens, a saber, Hugo Gutemberg.
A prova maior desse carinho foi demonstrada na manhã do evento acima referido, em dois momentos; O primeiro momento, quando Rollemberg citou o nome da empresária e ex presidente da ACISM, Natália Cotrim como a primeira pessoa a lhe levar um documento requerendo a legalização do PRÓ DF local, os aplausos ensurdeceram o salão. O segundo momento foi quando Rollemberg tentou associar Cristiano Araujo com Santa Maria, a vaia ecoou representando toda a repulsa do Santa-mariense com o nome do distrital para o comando da cidade. Aplausos, dois ou três clap, clap, quem sabe dos oportunistas que já garantiram um cargo caso esse feito se concretize.
so, citando apenas duas passagens da conturbada atuação parlamentar do distrital.
A primeira delas data de 24/06/2010, quando Cristiano Araujo ainda era do PTB-DF, teve uma representação julgada pela Justiça eleitoral em processo de abuso do poder econômico. Foi condenado ([24/06/2010) há dois anos pelo TRE-DF e tornou-se inelegível por três anos. Com a Lei da Ficha Limpa, podendo perder o direito de concorrer até 2018.
A segunda, data de25/02/2017, por meio de uma escuta telefônica autorizada pela Justiça, Cristiano Araujo (PSD) teria dito: "Vamos ser sinceros: Ninguém aqui é virgem".
Com certeza, ele quis dizer: Vamos ser sinceros: Aqui todo mundo rouba. Portanto, cabe aos demais distritais cobrarem uma explicação lógica e, por fim, diminuir a corrupção na esfera distrital, tirando o mandato de Cristiano Araujo.
Em tempo: Se algo tiver que acontecer alheio aos anseios dessa comunidade ordeira, se dará nessa quarta-feira (15/03).
Já que o governador calou diante da realidade, com a palavra; A COMUNIDADE!
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »