29/01/2020 às 13h36min - Atualizada em 29/01/2020 às 13h36min

Brasília poderá ter máquinas de cartão de crédito e débito adaptadas para pessoas com deficiência visual

ASSCOM do deputado distrital, Robério Negreiros (PSD)

 

 

Uma proposta, de autoria do deputado distrital, Robério Negreiros (PSD), protocolada na Câmara Legislativa, obriga as empresas de adquirência a implantarem máquinas de cartão de crédito e débito, adaptadas para pessoas com deficiência visual, no âmbito do Distrito Federal. A proposição tem como objetivo resolver problemas de acessibilidade. Atualmente, a interface da máquina de cartão apresenta três problemas importantes para o deficiente visual: o usuário não consegue saber qual o valor será realmente debitado, vez que, não consegue ler o painel; as teclas não possuem código Braille; enquanto a senha é digitada, outras pessoas podem vê-la.

No Brasil existem aproximadamente 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados do Censo 2010, feito pelo IBGE.

De acordo com o distrital, o número relevante de usuários que necessitam de outras formas de interações, que vão além do visual, implica em pesquisas e projetos de produtos e serviços capazes de garantir o uso sem restrições, universal. “Com efeito, a acessibilidade deve garantir a realização de tarefas cotidianas, ou seja, diminuir dificuldades encontradas, permitindo a participação e a independência individual”, declarou Robério Negreiros.

Robério Negreiros ressaltou que, atualmente, é possível utilizar aplicativos, como o Pay Voice, por meio do qual o usuário com a câmara de seu celular, e com inteligência artificial, lê com voz computadorizada o valor da compra. “O ideal é a adaptação das próprias máquinas, tendo em vista que nem todo deficiente visual tem habilidade com o uso de smartphone e de câmera”, frisou o parlamentar.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »