30/01/2020 às 06h41min - Atualizada em 30/01/2020 às 06h41min

Ibaneis manda exonerar parentes do distrital Jorge Vianna do GDF

Governador ressaltou, no entanto, que nomeações de familiares do deputado na Administração de Samambaia não são enquadradas como nepotismo

O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou, nesta quarta-feira (29/01/2020), a exoneração dos parentes do deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) da Administração Regional de Samambaia. Segundo o titular do Palácio do Buriti, o ato deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nos próximos dias.
 

“Pedi a exoneração há alguns dias e estou aguardando o ato. Decidi mesmo tendo a certeza de que não existe nepotismo, conforme indica o Ministério Público”, explicou o governador à coluna.

O posicionamento do chefe do Executivo ocorre após o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Ministério Público de Contas (MPC-DF) cobrarem do Governo do Distrito Federal (GDF) investigações sobre nomeações de familiares do distrital (foto em destaque) na Administração Regional de Samambaia.

Desde que se tornou pública, a notícia mobilizou moradores da região, que chegaram a elaborar um protesto contra a permanência dos parentes do deputado na estrutura da região administrativa.

Complexo Cultural

Segundo a denúncia que tramita no MPDFT, haveria ao menos sete familiares do parlamentar no órgão e um no Complexo Cultural de Samambaia. Quando o caso veio à tona, Vianna confirmou ao Metrópoles ser parente apenas de três. A apuração é conduzida pela 4ª Promotoria de Justiça Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg).

Nomeada como coordenadora de Desenvolvimento da Administração Regional de Samambaia em 11 de junho de 2019, Maria Josilene Viana é prima do distrital.

Assessor especial desde 21 de janeiro de 2019, Reinaldo Felix de Araújo Leite é cunhado de Vianna. Outro cunhado do deputado, Carlos Alberto de Oliveira é chefe de gabinete desde 12 de fevereiro de 2019.

Do trio, Carlos Alberto é o único concursado do GDF: ele é auxiliar de educação e foi requisitado à pasta de origem pela administração.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »