15/02/2020 às 18h21min - Atualizada em 15/02/2020 às 18h21min

Prefeitura de Novo Gama entrega aproximadamente 450 escrituras a moradores do Grande Vale.

“Ter um endereço de direito e de fato é o resgate da cidadania para a comunidade do Grande Vale”, diz Sônia Chaves.

Vital Furtado
Correio de Santa Maria

A manhã do sábado (15) ficará marcada para sempre nas vidas dos moradores do Grande Valle no Município de Novo Gama. É que, as famílias moradoras daquele setor e que se encontravam reunidas no galpão da Capela de São Francisco e Santa Clara, após a chegada da prefeita Sônia Chaves, receberam oficialmente as escrituras de suas propriedades.

Prefeita Sônia Chaves, que estava acompanhada de Senador Izalci Lucas (PSBD-DF), de grande parte dos vereadores do município, de todo o seu secretariado, fez a entrega de aproximadamente 450 escrituras às famílias moradoras daquele setor.  De acordo com a prefeita Sônia Chaves, com mais essa etapa, cerca de 1.000 escrituras já foram entregues a moradores do Município.
Ao entregar a primeira escritura, por sinal, da Capela de São Francisco e Santa Clara nas mãos senhora Cecília que é a coordenadora da Capela e representante da comunidade católica da região, Sônia Chaves falou da sua satisfação em estar tornando em realidade o que era um antigo sonho dessa comunidade. “Essa é uma conquista dos moradores que está sendo garantida pelo governo da reconstrução. Hoje, estes moradores não estão recebendo favores, e sim, direitos. Meu coração está extremamente feliz por entregar cerca de 450 escrituras a estas famílias que aqui residem. Muitos passaram por aqui e prometeram esse documento, porém, eu tive o privilégio e sensação do dever cumprido quanto a essa regularização fundiária. Isso significa dar um endereço, cidadania, por meio dessa grande obra. É uma obra de cidadania que muitos não dão valor. Mas, eu acredito ser um bem seguro por dar a certeza que o lote agora pertence a cada família. Hoje o morador pode bater no peito e dizer que, Graças ao governo da reconstrução, ele tem verdadeiramente um endereço através dessa escritura gratuita, mais um benefício recebido da prefeitura de novo gama, através da gestão Sônia Chaves” disse a prefeita.
Assim como dona Cecília de Fátima, tantas outras famílias seguravam firmemente – e felizes – o documento que concede oficialmente a propriedade de suas residências ou terrenos. Com a escritura nas mãos, dona Cecília reitera que é uma conquista poder receber a escritura, ainda mais de forma gratuita, por meio do programa de regularização fundiária, promovida pela prefeita Sônia Chaves. “Essa é mais uma bênção de Deus depois de tanto tempo de espera. Agora a igreja é dona de seu espaço. Eu já tinha grande gratidão pela prefeita e, após esse ato tão sonhado ter se realizado meu apreço por ela aumenta muito mais. Esse é um momento para refletir e agradecer pedindo que Deus continue abençoando a prefeita Sônia, sua gestão e toda a sua equipe” Ressaltou dona Cecília
.
Quem presenciou o momento também sentiu a emoção dos moradores que iam recebendo suas escrituras por meio de chamadas. Cada um manifestava sua alegria e satisfação esboçando um sorriso de orelha a orelha. Alguns mais eufóricos, levantando suas escrituras para o alto declaravam que foram anos alentando esse sonho, mas, que a partir de agora é real. Pois, agora são de fatos os donos do imóvel.
Segundo o Secretário de Obras e também Habitação, Marinaldo Almeida, o documento é mais um passo no caminho da cidadania dos moradores do Grande Vale. É uma forma de levar dignidade à comunidade. Isso porque, agora, os proprietários podem vender negociar, financiar outro imóvel, até mesmo passar para outro familiar. “Ter a escritura de sua casa não é mais um sonho para essas famílias. Agora é real e está realidade foi um compromisso firmado pela prefeita com essa comunidade. A prefeita honrou mais este compromisso que foi a regularização fundiária de vários setores do município de Novo Gama. Então, o que aconteceu aqui na manhã deste sábado, promove a cidadania e qualidade de vida da população beneficiária. E a nossa expectativa é que seja entregue em breve mais certidões de Regularização Fundiária, gratuitas às famílias de baixa renda”, concluiu o Secretário.

Pra o morador Nivaldo que também é Líder Comunitário atuante naquele setor, a segurança de ter a escritura da casa em mãos muda completamente a qualidade de vida dos moradores. “Muitos de nos moradores que estávamos na espera desse documento agora vivemos a certeza de que a nossa agonia chegou ao fim e que a partir de agora somos realmente os donos das casas onde moramos e onde vivemos com nossa família. Creio que todo o trabalho que eu e mais alguns colegas realizamos aqui em prol de regularização e demais benefício valeu a apena. Principalmente quando ouvi d boca de muitos que, ao receberam suas escrituras olhavam para suas casas e diziam: agora você é minha!” Mas, o que me deixa mais alegre é que agora, por meio do governo da reconstrução eles têm a garantia de algo que realmente é deles. Lembra Nivaldo emocionado.
Sônia Chaves abriu o evento com chave de ouro e fez questão de fechar com a mesma chave ao anunciar que o próximo benefício par aquela comunidade será a pavimentação asfáltica ligando o 12 até o Grande Vale e do Grande Vale e estendendo do até a GO 520.

Essa obra de benfeitoria está estimada em aproximadamente um milhão de reais, parte dos recursos próprios da prefeitura e outra parte proveniente de emenda parlamentar do deputado Federal Célio Silveira.

        
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »