Só no saidão de natal do último ano 17 detentos não retornaram à penitenciária no Distrito Federal, se tornando foragidos. Entre eles indivíduos enquadrados nos crimes de homicídio, latrocínio, receptação, porte ilegal de arma e estupro.
Foi protocolado na Câmara Legislativa um Projeto de Lei, de autoria do deputado distrital Hermeto (MDB/DF), que dispõe sobre a divulgação de informações sobre fugitivos e foragidos da justiça nos sites da Polícia Civil do Distrito Federal e da Subsecretaria do Sistema Penitenciário.
O Projeto prevê a divulgação do nome do procurado, foto real e possíveis variações de aparência, apelidos, local e data de nascimento, idade, cor dos olhos e dos cabelos, altura, peso, sexo, raça e os crimes cometidos.
Segundo o Projeto, as páginas de internet devem promover ampla divulgação das informações, além de disponibilizar número telefônico para receber informes e campo próprio para envio de comunicações anônimas on-line. O Projeto prevê ainda que o conteúdo da página de internet deve ser organizado de forma a priorizar a divulgação de indivíduos que cometeram crimes hediondos, perigosos e os recém decretados fugitivos.
Haverá também a possibilidade de realização de convênios entre os órgãos de Segurança Pública e os veículos de comunicação para divulgação das informações sobre foragidos e procurados.
Atualmente o site da Polícia Civil já contém uma página dedicada aos procurados com foto e algumas informações e características.
“Com a divulgação de fugitivos e foragidos recentes e particularmente perigosos, as chances de sucesso em sua captura aumentam exponencialmente ao se reconhecer a necessidade de assistência pública.”
Afirmou o autor do projeto, deputado Hermeto.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, informações sobre fugitivos podem ser repassadas anonimamente pelos seguintes telefones:
Polícia Militar: 190
Polícia Civil: 197
Whatsapp (61) 98626-1197, da Polícia Civil
Secretaria de Segurança Pública do DF: (61) 3339-1345