24/02/2020 às 07h46min - Atualizada em 24/02/2020 às 07h46min

Ao menos 37 imóveis funcionais fogem do controle da União

Confronto de informações mostra descontrole organizacional do Ministério da Economia. Alguns são alvo da Justiça

 

Endereços nobres, em áreas privilegiadas da capital federal. Apartamentos amplos e com custos ao morador bem abaixo dos praticados pelo mercado. Os imóveis funcionais são objeto de desejo e de conflito no governo federal.
 

Vazios, ocupados irregularmente e até mesmo completamente sem informações, os espaços são alvo de processos administrativos e judiciais.

(M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, mapeou 37 endereços em que a ocupação do imóvel é feita por servidores com “função inexistente”. Isso significa que esses moradores não têm cargos comissionados no governo – critério para morar nessas propriedades.

Ainda assim, há 37 propriedades ocupadas irregularmente, segundo dados divulgados pelo próprio governo, no Portal da Transparência.

A reportagem visitou nove locais — espalhados pelas asas Sul e Norte e Cruzeiro — para verificar a compatibilidade de endereço, nome do morador (na teoria, servidor) e o tempo de uso do imóvel (veja galeria abaixo). O confronto das informações oficiais e da realidade indicam situações antagônicas, que mostram deficiência na organização e monitoramento dos imóveis – além das irregularidades constatadas pelo governo.

Há vários casos irregulares, como o de um apartamento que é alvo de disputa judicial pelo governo, mas está no segundo proprietário depois de a União tê-lo vendido. Há também registros de apartamentos que estariam ocupados, mas na verdade estão vazios; espaços que foram vendidos pelo governo, mas constam como propriedades da União; e apartamentos ocupados por pessoas que deixaram de ser servidores e que centralizam batalhas que se arrastam nos tribunais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »