04/03/2020 às 18h56min - Atualizada em 04/03/2020 às 18h56min

O QUE HÁ DE REAL COM O TRANSPORTE DE NOVO GAMA.

Com o transporte nesse caos em que se encontra, novamente travamos uma luta junto a ANTT para melhorar esse transporte interestadual”,

Vital Furtado
Correio de Santa Maria
Foto: Vital Furtado- Secretário Municipal de Transportes, Damião Braz.

Sabemos que o papel da Imprensa é informar. Sendo ela situação ou oposição tem que ter como profissionalismo o papel de informar a comunidade sem sensacionalismo, fins politiqueiros, revanchismo, mas, informar com precisão e verdade longe do interesse pessoal em levar a desinformação para promover mal estar ou incitar o ódio entre as pessoas. Creio eu (Vital Furtado), que o Jornalismo moderno precisa apenas de verdade, transparência e profissionalismo, afim de que ele ver ser mais exercido e respeitado.
E dentro desse aspecto, buscamos junto ao Secretário municipal de Transporte, Damião Braz, informações documentais do que realmente acontece com o transporte de Novo Gama e que medidas estão sendo adotadas pelo governo local  para minimizar o sofrimento do usuário do transporte Interestadual da região.
Situação-
O transporte Municipal e Interestadual de Novo Gama veio passando por um processo de transformação muito grande. O que está mais presente hoje na comunidade é a questão do transporte interestadual que faz a linha Novo Gama/Brasilia
Em 2017, através do então deputado Alexandre Baldi, Dr. Célio e prefeita Sônia, várias visitas e rodadas de negociações foram realizadas com a ANTT para que essa agência responsável pelo transporte Interestadual de Novo Gama fizesse um chamamento público para que se tirasse da cidade a empresa MAIS X que era a incriminação popular daquele momento.
Com muita luta, essas autoridades conseguiram que esse chamamento fosse realizado e, conseqüentemente, veio para Novo Gama essa empresa chamada COUTINHO. “Durante o decorrer do processo, a COUTINHO se apresentou com a frota de menor idade entre os cinco concorrentes, e com isso, teve a permissão dada pela ANTT. E para que muitos saibam, o transporte Interestadual é de responsabilidade única e exclusiva e regulação da Agência Nacional de Transporte Terrestre”, disse o Secretário de Transportes.
Durante esse período, a COUTINHO apresentou um trabalho regular, e naquele momento, qualquer empresa que trouxesse esperança seria melhor que a MAIS X. Então, a COUTINHO começou com uma boa prestação de serviços na cidade, porém, infelizmente, em 2018 e 2019 as coisas foram se agravando para a empresa e aquela responsabilidade inicial que tinha previsto em contrato não vinha sendo cumprida conforme explica o Secretário: “Temos aí ônibus chovendo dentro, pessoas se protegendo com guarda chuvas no interior de alguns ônibus, rodas caindo, falta de combustível em percurso, veículo pegando fogo devido pane elétrica trazendo até grande risco aos passageiros e a nossa cidade. Com o transporte nesse caos em que se encontra, novamente travamos uma luta junto a ANTT para melhorar esse transporte interestadual”, disse o Secretário.
Insatisfeitos com a atual condição do transporte oferecido pela empresa COUTINHO, alguns adversários da gestão Sônia Chaves, com fins políticos é claro, querem atribuir toda a culpa desse transtorno à prefeita. Que fique esclarecido, apesar da maioria saber disso, que a responsável por esse transporte, em todos os aspectos é a ANNT, tanto no que tange a fiscalização das condições físicas e mecânica dos ônibus, Itinerários e aumento de passagem.
Aumento de passagem-
Quanto a esse aumento, por sinal muito salgado, ele foi homologado pela ANTT. Portanto, não foi um aumento em nível de região do Entorno, mas sim, a nível Brasil, uma vez que desde o ano de 2015 a Agência já previu esse aumento anual, o que normalmente é em fevereiro para esse transporte Interestadual a nível Brasil. Visto isso, a responsabilidade por esse aumento é única e exclusiva da ANTT que regula e fiscaliza o transporte Interestadual. Dessa forma, o governo do município não tem gerência à empresa e muito menos o papel de fiscalização. A única função do município é cobrar. Por falar em cobrança, lembramos a população que a Agência nacional de Transporte Terrestre, conta com uma ouvidoria através do número 166 onde todos podem fazer sua reclamação, inclusive obtendo respostas, já que a ouvidoria funciona muito bem.
Fiscalização das condições dos ônibus-
Em 2018 foi feito uma resolução da ANTT que passou a vigorar desde o início de 2020, obrigando as empresas a tirar o CSV- Certificado de Segurança Veicular, através do DENATRAN, o que dará mais segurança ao usuário e passe por vistoria anual pela ANTT e pelo DENATRAN que vai apoiar nesse tipo de fiscalização.
Taguatur-
Perguntado por que a TAGUATUR, com uma frota de ônibus completamente nova não faz esse itinerário Pedregal/Plano Piloto. “Na realidade, a TAGUATUR ganhou um bloco de uma região, GAMA/TAGUATINGA, NOVO GAMA/TAGUATINGA, NOVO GAMA/GAMA, o que podemos chamar de uma bacia. Porém, na época do chamamento público a TAGUATUR não participou. A TAGUATUR, é louvável dizer que todos os veículos dela além de novos são emplacados em Novo Gama. Ela tem prestado um grande serviço à população e a vontade nossa é que isso viesse acontecer. Mas, estamos em uma pressão muito grande em cima da ANTT e a população está nos ajudando, quem sabe se isso não venha a acontecer?
Terminal Rodoviário.
Apesar de muita gente questionar a construção de um terminal rodoviário na atual área em que os passageiros pegam os ônibus na madrugada para irem ao trabalho, é sabido que a área é de propriedade da SANEAGO, motivo pelo qual a prefeitura não tem autonomia sobre tal área. Mesmo assim, o local nunca foi anunciado como terminal. O que ocorre é que se tornou um ponto em que os ônibus estacionam para iniciar suas viagens. Devido à demanda de passageiros no horário de pico, as pessoas resolveram ir para aquele local para viajarem sentadas. Então, tornou-se costume e muitos acreditam que ali é um terminal. Porém, há uma determinação da ANTT para a implantação de um terminal no GREEN VILLE. Já existe a área pública e agora se busca uma parceria pública e privada, inclusive com o comprometimento da TAGUATUR de ir para o local, por sinal, uma solicitação da prefeita Sônia Chaves. E, por parte da prefeita, já existe uma determinação da prefeitura para que se construa alguma coisa, ou abrigo que possa trazer um pouco de conforto às pessoas que pegam o ônibus no atual local.
Mensagem à comunidade-
Usando do espaço que lhe foi cedido, o secretário municipal de transporte, Damião Braz, mandou a seguinte mensagem à população: “Eu gostaria de dizer à população que sabemos do sofrimento que eles passam com essa empresa COUTINHO nessa linha Novo Gama/Brasília e somos solidários a esse sofrimento e estaremos junto com a população pedindo apoio, fazendo denúncia e reclamações diretamente a ANTT através do 166, podem também usar o nosso número que estaremos encaminhando a denúncia a Agência responsável pelo transporte Interestadual. Nos temos um carinho muito grande por essa cidade e a prefeita Sônia Chaves, mesmo levando pancada dos adversários, enfrentando calúnias fabricadas jamais deixará esse povo abandonado. Onde estiver o problema ela estará junto com a comunidade buscando soluções e o melhor andamento para que todos tenham uma qualidade de vida melhor” finalizou Damião.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »