06/05/2020 às 15h40min - Atualizada em 06/05/2020 às 15h40min

Caiado e Lissauer defendem convergência entre Poderes no combate ao coronavírus

Governador elogiou trabalho desenvolvido pela Assembleia e afirmou que não governa sem ouvir presidentes dos Poderes constituídos no Estado

Sandro Gianelli
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

O governador Ronaldo Caiado recebeu o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em sua live diária, “Goiás Contra o Coronavírus”, nesta terça-feira (5). Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual destacou a necessidade da união entre os Poderes no enfrentamento à pandemia, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelos parlamentares goianos e elogiou a atuação de Lissauer na condução do Legislativo Estadual.

Caiado lembrou que a Alego aprovou a estadualização de seis hospitais em diferentes regiões do Estado e está votando, na Comissão Mista, um crédito suplementar de R$ 351 milhões para o aparelhamento da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde. “Eu tenho que, de público, reconhecer o trabalho do presidente Lissauer na Assembleia Legislativa, o que deu condições para que o Estado de Goiás pudesse tentar melhorar cada vez mais a vida dos goianos”, agradeceu.

O governador ressaltou também o comprometimento do presidente da Alego que, nesta segunda-feira (4), conduziu uma reunião com os prefeitos de Goiânia, Iris Rezende; Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; e de Anápolis, Roberto Naves, para debater ações pontuais no combate à proliferação da Covid-19 nos municípios, que hoje contam com o maior número de casos registrados. Caiado, que cumpriu agenda em Brasília, não pôde participar da reunião, mas elogiou os resultados já alcançados com a implementação de medidas focadas nas fragilidades apresentadas por cada município neste início de flexibilização da quarentena. De acordo com ele, nesta quarta-feira (6), uma videoconferência sobre o tema, com a participação de todos os prefeitos goianos, vai ser realizada.

Lissauer Vieira ressaltou que, neste momento, os governantes precisam priorizar as necessidades emergenciais, e o compromisso de todos é fundamental. “Nós precisamos continuar dialogando, continuar analisando as contas do Estado, a queda da arrecadação. É claro que nós temos que pisar no freio, analisar as questões financeiras e priorizar o que precisa ser feito nesse momento, principalmente na área da Saúde. O poder de compra do cidadão diminuiu, o desemprego chega, tudo isso acaba acarretando para o governo dificuldades e os Poderes precisam ser convergentes”, avaliou.

O governador lembrou, também, que defendeu a união entre os Poderes durante reunião realizada nesta segunda (4) com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. “Além da pandemia que nós temos enfrentado e do desemprego, você não pode ter também um desencontro entre os Poderes. Eu não governo sem ouvir os presidentes dos Poderes”, garantiu.

Caiado e Lissauer se mostraram preocupados com os índices de isolamento social que têm diminuído no Estado, ao passo que o número de infecções por coronavírus tem aumentado. Ambos defenderam o isolamento e afirmaram que a conscientização da população é imprescindível nesse momento. Goiás registrou 922 casos da Covid-19, nesta terça-feira (5), está prestes a alcançar o estágio 3 de contágio, que contabiliza de mil a 10 mil casos. Outro fator de preocupação é que 160 cidades no Estado estão com percentuais de isolamento social abaixo de 50%, índice muito aquém do ideal que seria de 70%.

Progoiás

O presidente da Alego afirmou que hoje o parlamento tem discutido principalmente os problemas de Saúde Pública, em decorrência da pandemia de Covid-19, mas sem esquecer outras matérias importantes, como o projeto Progoiás, que, segundo ele, é fundamental para o crescimento do Estado. O projeto, que foi encaminhado pelo Governo do Estado no mês de dezembro de 2019, passou por ajustes no texto visando atender às necessidades apresentadas pelo setor produtivo. “Ainda nessa semana nós devemos receber [o PL] e já votar uma matéria importante, que vai destravar e desburocratizar as questões da economia do Estado de Goiás, principalmente para grandes empresas e para indústrias que querem investir nesse Estado”, garantiu.

O governador aproveitou a live para felicitar o presidente da Alego, que nesta quinta-feira completou mais um ano de vida. “No dia do seu aniversário, um dia que normalmente a gente dispensa para ficar com a nossa família, eu quero, como governador do Estado, falando pelo povo, reconhecer o trabalho que você tem dedicado à viabilização do Estado de Goiás no atendimento a todas as áreas que são nossa responsabilidade”, elogiou Caiado.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »