O “moralista de araque”, em seu cotidiano, pratica “pequenas corrupções” – “fura” a fila do banco, estaciona seu carro em local destinado a deficientes físicos, sonega impostos - e, não raro, obtém favores ilegais de autoridades públicas. “Faça o que eu digo e não o que eu faço”. Mais do que um analfabeto político ou “fieldiota”, o “moralista de araque ” é, sobretudo, um caso psiquiátrico.
Numa época de crise moral, espiritual e política, , o “moralista de araque” se considera o guardião da ética e de tudo o quê se possa esperar de um “cidadão de bem”. Seu principal mantra é verbalizar contra a falta de fé (a qual ele finge ter), caráter e corrupção.
Entretanto, embora aparentemente bem intencionado, este discurso é extremamente seletivo: localiza práticas consideradas ilícitas somente na esfera a qual ele acha que “representa” com dignidade, a qual também não tem.Mas, como diz um conhecido ditado popular: de boas intenções há um lugar metafísico que está cheio.
O “moralista de araque” adora compartilhar frases de efeito tipo “sou contra o pecado (mas subtrai para si o que é de outrem), sou contra a corrupção (mas paga aos outros com cheques sem fundos) e contra a falta de amor ao próximo (mas, mete a língua difamando aqueles que deixaram de ceder aos seus caprichos e mentiras).
.
Alias, como a Escritura cita em Apocalipse capítulo 3 verso 1-‘a’ , em especial a Igreja de Sardes: ‘EU CONHEÇO AS TUAS OBRAS, QUE TENS O NOME DE QUE VIVES E ESTÁS MORTO’.por cegueira espiritual e egocêntrica ou mesmo incapacidade cognitiva, o “moralista de araque”, quando quer se mostrar “humanista”, cita frases de Nelson Mandela, mas, no convívio social, prefere o “apartheid”. Ele também se orgulha de atrelar sua conduta exemplar a forte religiosidade. Segue piamente o mandamento que diz para se amar ao próximo como a si mesmo, desde que o “próximo” não aceite suas idéias, seja negro, pobre, comunista ou LGBT.
O “moralista de araque” não vive apenas de críticas negativas, de querer mostrar uma conduto que não tem, passar uma imagem positiva, etc. Apesar de pregar que se deve amar apenas a Jesus Cristo, ele tem seus ídolos, aos quais não se cansa de elogiar, e pasmem! Acredita nos tais como salvadores da pátria.
Por outro lado, o moralista de araque aqui subtendido, dia desses me desceu a lenha com as piores expressões possíveis que um boca porca costuma usar. Sabe por que? Simplesmente por que decidi não ser mais degrau para ninguém e nem engolir sapo calado.
Afinal, apesar de não ter dinheiro, tenho dignidade, a qual o moralista de araque jamais conseguirá exterminá-la. Digo isso, porquê sei que o moralista de araque subiu na vida enganando pessoas bem próximas,
E, em seu cotidiano, pratica “pequenas corrupções” – “fura” a fila do banco, estaciona seu carro em local destinado a deficientes físicos, sonega impostos - e, não raro, obtém favores ilegais de autoridades públicas, que é um indivíduo que faz da contradição um estilo de vida, e mais do que um analfabeto é “fieldiota”, sobretudo, um caso psiquiátrico, e vou mais além: EU CONHEÇO AS TUAS OBRAS, QUE TENS O NOME DE QUE VIVES E ESTÁS MORTO’.