19/05/2020 às 08h52min - Atualizada em 19/05/2020 às 08h52min

Com câncer avançando, brasiliense pede ajuda para realizar cirurgia urgente

Se Fellipe Manoel Borges não passar por procedimento, metástase na coluna cervical pode causar perda de movimento de tronco e membros

Diagnosticado com câncer renal há dois anos, o brasiliense Fellipe Manoel Borges (foto em destaque), 35 anos, agora trava uma batalha contra o tempo para conseguir realizar uma cirurgia capaz de evitar que o avanço da doença provoque a paralisia total de seus movimentos. Sem condições financeiras de arcar com o procedimento, o jovem recorreu a uma campanha on-line para arrecadar o valor necessário.
 

Fellipe contou ter descoberto o câncer após consulta no hospital Sarah Kubitschek – referência em oncologia no Distrito Federal. “Comecei meu processo no Sarah, porém, quando estava indo para biópsia, descobriram que o tumor primário era no rim e lá [no hospital] não trata”, detalhou.

Com a negativa, o brasiliense viajou até São Paulo para se consultar no Hospital de Câncer de Barretos. “Lá, retirei o rim, mas sobraram as metástases ósseas. Quando voltei no Sarah, alegaram, diversas vezes, que não tratam tumor secundário de osso, somente primário”, lamenta o rapaz.

A retirada do órgão não impediu o avanço do câncer, que atingiu a medula espinhal de Fellipe. Ocorre que, com a compressão de sua medula, o brasiliense corre risco de desenvolver tetraplegia – perda de movimentos dos membros superiores e inferiores e do tronco.

Vaquinha

A solução encontrada pelos médicos é a realização de uma cirurgia de descompressão da medula. A urgência do procedimento cirúrgico, contudo, esbarra no alto valor cobrado para a cirurgia, orçada em R$ 200 mil.

“A cirurgia evitaria a tetraplegia e até mesmo morte, além de me dar qualidade de vida. Tem um ano que só fico sem dor se estiver deitado ou com a cabeça apoiada. Não tenho sustentação. Passo 90% do meu dia deitado”, disse o paciente.

Sem ter como arcar com os custos, Fellipe criou uma vaquinha virtual. Até a noite desta segunda-feira (18/05), a iniciativa já havia arrecadado 25% do valor total da cirurgia. Os interessados podem ajudar com qualquer contribuição financeira, doando neste site.

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »