25/05/2020 às 07h20min - Atualizada em 25/05/2020 às 07h20min

PCDF deflagra operação de combate à grilagem de terras no DF

Foram cumpridos 5 mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão no Plano Piloto, Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Samambaia e Cidade Ocidental

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadeou na manhã desta segunda-feira (25) a Operação Cartorium, para desarticular uma organização criminosa que atua na grilagem de terras no Distrito Federal e cidades goianas do entorno.

A Coordenação Especial de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor) é responsável pela ação. Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e dez de busca e apreensão em Brasília, Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Samambaia e Cidade Ocidental-GO.

Segundo investigações, o grupo atua registrando procurações em cartórios do DF apresentando documentos falsos para negociação de imóveis. Dessa forma, os membros se passam falsamente pelos reais proprietários e cedem procurações para que terceiros possam vender os imóveis das vítimas.

Foto: Divulgação/PCDF

Terrenos

Entre os terrenos negociados pela organização criminosa, foram identificados loteamentos no Setor de Mansões Dom Bosco, no Setor Habitacional Sol Nascente e em uma fazenda na Cidade Ocidental-GO, avaliada em mais de R$ 600 mil que foi vendida a um membro do grupo criminoso por apenas R$ 100 mil.

 

O líder da organização criminosa, preso na manhã desta segunda (25), já tem antecedentes criminais por roubo, receptação, uso de documento falso e diversos estelionatos.

As investigações ainda estão em andamento, e as prisões são temporárias. O próximo passo é a análise de todo o material apreendido e o interrogatório dos suspeitos, podendo-se chegar a mais envolvidos nos supostos crimes cometidos pelo grupo, quais sejam organização criminosa, estelionato e parcelamento irregular do solo.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »