04/06/2020 às 07h06min - Atualizada em 04/06/2020 às 07h06min

Pavimentação da DF-285 está perto da conclusão

Obra que vai beneficiar produtores da região e do entorno alcançou 60% da execução

 

 

A pavimentação de duas faixas de rolamento ao longo de 10,5 km de extensão no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF) segue em ritmo acelerado.

A obra, orçada em R$ 16,2 milhões está em execução no trecho que acaba no entroncamento da rodovia DF-285 com a DF-100. Do total do cronograma de serviços, 60% já foram feitos.

Até o momento, cerca de 3 km receberam capa asfáltica e, segundo a programação, na próxima semana mais 4 km terão a capa implantada em conjunto com o acostamento. Todo o trabalho está previsto para ser concluído em setembro deste ano.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), Fauzi Nacfur Júnior, disse que a obra atende uma das regiões mais importantes do DF.

“Essa é uma demanda da população que nós reconhecemos a importância devido a produção rural local, em conjunto com as cidades mineiras do entorno, que abastecem as prateleiras dos supermercados do Distrito Federal”, explicou.

O que foi feito

Anteriormente, o trecho recebeu drenagem, base, sub-base, terraplenagem, galerias pluviais e passagem de fauna – que é uma galeria construída abaixo da pista para a passagem segura de animais sem risco de atropelamento. Pelo projeto, mais uma galeria voltada para a preservação da fauna nativa será criada.

Para a estudante de geografia Cristiane Farias, de 25 anos, é louvável que ao realizar obras nas áreas rurais o DER-DF leve em consideração a questão ambiental. “Qualquer obra que melhore a locomoção e a segurança dos motoristas é bem- vinda, mas sempre temos que pensar na fauna e na flora. Vocês estão de parabéns por pensar nos animais que estavam aqui antes de qualquer morador ou qualquer caminhão”, complementou.

Demais beneficiados

Quando finalizada a obra vai beneficiar os moradores e produtores rurais da região com o escoamento de produção agrícola na área do PAD-DF, na região do Paranoá. Ali são produzidas, diariamente, aproximadamente 55 toneladas de trigo, o que representa 90% do cereal produzido no Distrito Federal.

A pavimentação da rodovia também beneficiará os moradores da cidade de Unaí, em Minas Gerais, além de cidades circunvizinhas de Cabeceira Grande, Buriti de Minas e Palmital.

 “O asfaltamento vai melhorar e muito a condição de trabalho para nós, produtores rurais. Nós vamos deixar de conviver com buracos na pista, poeira e lama e os nossos produtos não vão correr o risco de serem danificados durante os deslocamentos”, disse o agricultor Manuel Donizete, de 54 anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »