O presidente Jair Bolsonao anunciou, na noite desta quarta-feira (10), pelas redes sociais, a criação do Ministério das Comunicações, a partir de um desmembramento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O deputado federal Fabio Faria (PSD-RN) será o titular da nova pasta. Ele é genro do empresário Sílvio Santos (SBT) e membro do Centrão, grupo de partidos políticos que garante dar sustentação ao Palácio do Planalto no Congresso Nacional.
Segundo Bolsonaro, embora não seja um profissional ligado ao setor, o futuro ministro “tem conhecimento até pela vida que tem junto à família do Silvio Santos”, sendo, portanto, “uma pessoa que sabe se relacionar e vai dar conta do recado”. O secretário-executivo da pasta será Fábio Wajngarten, atual secretário de Comunicação Social do governo.O astronauta Marcos Pontes continuará à frente do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a recriação do ministério não representará aumento de despesa, uma vez que, segundo a pasta, o novo ministério utilizará “apenas cargos de estruturas já existentes”. A Secretaria Especial de Comunicação Social, atualmente vinculada à Secretaria de Governo, será extinta, e as competências incorporadas ao novo ministério.
O Ministério das Comunicações existiu até maio de 2016. Na ocasião, o então presidente, Michel Temer unificou o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Para o cargo de ministro foi nomeado à época o deputado Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, partido de Fábio Faria.