14/06/2020 às 06h42min - Atualizada em 14/06/2020 às 06h42min

DF: advogados aplicam golpe da pirâmide financeira e enganam até policiais

O rastro do prejuízo deixado pelos suspeitos ultrapassa meio milhão de reais e envolveu pelo menos 10 vítimas, parte servidores públicos

CARLOS CARONE
METRÓPOLES
Um grupo de advogados é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal por aplicar golpes e conduzir esquema criminoso envolvendo pirâmides financeiras. O rastro do prejuízo deixado pelos suspeitos ultrapassa meio milhão de reais e envolveu pelo menos 10 vítimas, a maioria servidores públicos, entre eles quatro policiais civis. O inquérito é apurado pela Coordenação de Repressão à Fraudes (Corf). Todos os golpes foram aplicados entre agosto do ano passado e abril deste ano.
 

O operador do esquema e responsável por captar investidores para engrossar a base da pirâmide era o advogado Glauber Melo Nassar (veja galeria de fotos abaixo), 38 anos, segundo todas as vítimas que prestaram depoimento à PCDF. O advogado se dizia uma espécie de “trader” – profissional especializado em operações no mercado financeiro.

Nassar prometia rentabilidade vertiginosa, com ganhos de 10% mensais sobre o valor investido. Com todos os investidores, o advogado assinava contrato, garantindo a efetividade dos pagamento.

Para muitas vítimas, Nassar garantia que os valores seriam investidos na bolsa de valores, mas o dinheiro era revestido para a alimentação da pirâmide financeira da qual outros advogados participariam na base e teriam seus ganhos garantidos com a manutenção do esquema. Após a quebra da corrente financeira, quem amargaria os prejuízos seriam justamente os últimos investidores a embarcarem no esquema fraudulento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »