23/06/2020 às 18h23min - Atualizada em 23/06/2020 às 18h23min

Gilmar Mendes ouviu do comandante do Exército o que não queria

Comandante do Exército diz a ministro do STF que as últimas decisões da Corte atropelaram as atribuições do Presidente da República Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/gilmar-mendes-ouviu-do-comandante-do-exercito-o-que-nao-queria/

Gazeta Brasil.com.br

Durante toda a semana, a mídia tradicional, com ênfase para Globo, Valor e Folha, especularam sobre a reunião ocorrida entre o ministro Gilmar Mendes e o comandante do Exército, Edson Leal Pujol. Os jornais "revelaram" mentiras.

A revista Veuja de hoje diz que o comandante do Exército informou ao ministro do STF que as últimas decisões da Corte atropelaram as atribuições do Presidente da República

Oficialmente, o encontro era para entregar a nova edição do livro do magistrado, Curso de Direito Constitucional, mas na conversa o ministro aproveitou a oportunidade para tentar desfazer a interpretação corrente, em boa parte estimulada pelos generais que ocupam assento no Palácio do Planalto – Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) – de que há um complô em curso para enfraquecer politicamente o presidente.

O ministro, porém, acabou ouvindo o que não queria. Segundo interlocutores que conversaram com o magistrado, Pujol se alinhou à interpretação da caserna de que o Judiciário tem extrapolado em suas funções. Mesmo entre os militares considerados mais “institucionais” e avessos ao mundo político, como o comandante do Exército, não foram bem assimiladas decisões de Moraes como a que vetou o nome de Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da Polícia Federal. A ordem judicial que mais impressionou os fardados, no entanto, foi a decisão do STF que impediu o presidente de decidir sobre políticas relacionadas ao novo coronavírus.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »