28/06/2020 às 10h19min - Atualizada em 28/06/2020 às 10h19min

​ Passageiros reclamam dos ônibus sucateados da COUTINHO em Novo Gama

Praticamente toda a frota de ônibus da COUTINHO não deveria mais estar circulando.

Vital Furtado
Correio de Santa Maria
Foto: Correio de Santa Maria. LATA DE SARDINHA para o Plano Piloto, exatamente as 04:55 do sábado (27) , horário em que os trabalhadores saem para trabalhar

Quem utiliza os serviços de transporte coletivo em NOVO GAMA, reclama diuturnamente do sucateamento da frota de ônibus que circula no município. Os passageiros se queixam que mesmo pagando uma tarifa alta de R$ 6,70, encontram  ônibus em péssimas condições com cadeiras quebradas, componentes enferrujados e assentos sujos.
 
Em uma entrevista concedido ao Jornal Correio de Santa Maria, em 4 de março de 2020, o Secretário Municipal de Transportes, DAMIÃO BRAZ, disse que em 2017, através do então deputado Alexandre Baldi, Dr. Célio e prefeita Sônia, várias visitas e rodadas de negociações foram realizadas com a ANTT para que essa agência responsável pelo transporte Interestadual de Novo Gama fizesse um chamamento público para que se tirasse da cidade a empresa MAIS X que era a incriminação popular daquele momento.
Com muita luta, essas autoridades conseguiram que esse chamamento fosse realizado e, conseqüentemente, veio para Novo Gama essa empresa chamada COUTINHO. “Durante esse período, a COUTINHO apresentou um trabalho regular, e começou com uma boa prestação de serviços na cidade, porém, infelizmente, em 2018 e 2019 as coisas foram se agravando para a empresa e aquela responsabilidade inicial que tinha previsto em contrato não vinha sendo cumprida: “Temos aí ônibus chovendo dentro, pessoas se protegendo com guarda chuvas no interior de alguns ônibus, rodas caindo, falta de combustível em percurso, veículo pegando fogo devido pane elétrica trazendo até grande risco aos passageiros e a nossa cidade”. “Com o transporte nesse caos em que se encontra, novamente travamos uma luta junto a ANTT para melhorar esse transporte interestadual”, disse o Secretário.
 
Só que as mazelas e o faz de conta da COUTINHO que empurra o caos com a barriga fingindo que atende a população e o usuário fingindo que está sendo bem servido, quem utiliza os serviços todos os dias para se deslocar até o trabalho atesta com legitimidade a precariedade dos veículos em sua totalidade começando pelo péssimo estado de conservação e limpeza dos assentos até a falta de cobradores que a empresa demitiu jogando a culpa na pandemia do CORONAVÍRUS. Quer dizer, a saída de ônibus atrasa porque o motorista atua como cobrador.
 
É desagradável o passageiro utilizar um ônibus sucateado todos os dias quando vai para o trabalho. Os ônibus da cidade são velhos e de novo só tem a pintura para enganar a população e isso constrange quem depende do serviço, além de ser uma falta de respeito com o passageiro.
 
Por outro lado, a COUTINHO, que havia firmado compromisso em adquirir ônibus novos e com o mínimo de conforto aos passageiros, apresentou algumas unidades de microônibus pintados como se fossem novinhos em folha, e pasmem; para fazer o itinerário Pedregal Plano Piloto nos finais de semana durante a madrugada, horário em que a população se desloca para o trabalho.
O sofrido usuário está de mãos atadas porque a única função do município é cobrar. Portanto, a população deve recorrer à Agência Nacional de Transporte Terrestre, através da ouvidoria  no número 166 onde todos podem fazer sua reclamação.
Enquanto isso a TAGUATUR com uma frota de ônibus completamente nova ficou (na época) fora da licitação para o itinerário Pedregal/Plano Piloto, podendo então operar apenas nas linhas GAMA/TAGUATINGA, NOVO GAMA/TAGUATINGA, NOVO GAMA/GAMA.
Sabemos que a demanda de passageiros é grande, porém, nas madrugadas de sábado os passageiros preferem se deslocarem direto para as paradas na esperança de uma lotação irregular, porque as latas de sardinhas com o apelido de ônibus não atendem ao número de passageiros que precisam ir para o trabalho.

Apesar de muita gente questionar e não encontrar solução, o remédio e ir se acostumando até que a ANTT pare de brincar que avalia as condições do transporte público que atua na cidade e autorize o município abrir concorrência chamando empresas mais organizadas com condições de atender ao público usuário do transporte público em Novo Gama.
 
 
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