31/07/2020 às 17h39min - Atualizada em 31/07/2020 às 17h39min

​Deputado Robério requer a regularização na distribuição do medicamento para hipertensão pulmonar

ASCOM do Deputado Robério Negreiros (PSD)



Na última quarta-feira (29), o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) solicitou à Secretaria de Saúde do Distrito Federal a regularização na distribuição, pelas farmácias de alto custo, do medicamento “Bosentana”, utilizado no tratamento das pessoas que sofrem de hipertensão pulmonar.  A finalidade foi atender um pedido da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas - ABRAF, e do Grupo de Apoio de Hipertensão Pulmonar de Brasília, visto que há 8 (oito) meses a medicação está em falta na Rede Pública de Saúde do DF.

A hipertensão pulmonar é a denominação dada a um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares. Esse processo pode sobrecarregar o coração e causar cansaço e desmaios. Em casos muito graves, pode haver necessidade de internação e de transplante pulmonar. Trata-se de uma doença rara, sem cura e altamente fatal, sendo que o medicamento para a doença ajuda a diminuir os sintomas e melhora a qualidade de vida dos pacientes.

A falta dessa medicação causa dificuldade respiratória progressiva ao esforço, fadiga, vertigem, dor no tórax, tontura, dores nas articulações, aceleramento do coração, impedindo a realização de simples tarefas domésticas, caminhadas, dentre outras atividades corriqueiras. "Além disso, as pessoas com hipertensão pulmonar são grupo de risco para a Covid-19 e a falta do medicamento deixam esses pacientes mais expostos, na medida em que estão mais propensos a serem internados e, consequentemente, mais suscetíveis a contraírem o vírus no ambiente hospitalar”, frisou Robério Negreiros.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »