Em um ano e meio, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP), em conjunto com as forças de segurança do Distrito Federal, instalou 275 câmeras de videomonitoramento pela capital. O equipamento visa reduzir as ocorrências criminais.
“O uso das câmeras de videomonitoramento contribui de forma eficiente com o trabalho realizado pelas forças de segurança”, afirma o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres. “Nosso objetivo é que todo o Distrito Federal esteja monitorado.”
21 regiões administrativas já contam com os equipamentos. São elas: Águas Claras, Areal, Ceilândia, Itapoã, Plano Piloto, Recantos das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Taguatinga, Santa Maria, Park Way, Planaltina, Sobradinho I e II, Gama, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Estrutural e Setor de Cargas (SCIA), São Sebastião. Em breve, o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e o Guará também receberão os itens.
A definição dos locais em que os equipamentos são definidos com base em levantamentos realizados pela Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), da SSP/DF. Os estudos apontam as chamadas “manchas criminais”, em que é possível detectar dias, horários e locais de maior incidência de crimes.