A apuração foi feita pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). A investigação apontou que o estudante colheu detalhes sobre as bombas usadas no atentado à Maratona de Boston (EUA), detonadas em 15 de abril de 2013. Na ocasião, os explosivos foram acondicionados em panelas de pressão e explodiram, deixando três mortos e 264 feridos.
As suspeitas dos policiais se respaldaram nas substâncias encontradas na residência onde Henrique morava com o avô, no Lago Norte. Cinco quilos de nitrato de amônio somados a pregos e outras substâncias colocados em uma panela de pressão serviriam para formar uma bomba com alto poder destrutivo, chamada “Anfo” – acrônimo do inglês Ammonium Nitrate/Fuel Oil.
PCDF/Divulgação
Desenhos feitos pelo suspeito mostram pessoas mortasPCDF/Divulgação
Material apreendido pela PCDFPCDF/Divulgação
Homem planejava um massacrePCDF/Divulgação
Jovem era morador do Lago NortePCDF/Divulgação
Ele queria detonar explosivos em um show de funk no Setor Comercial Sul (SCS) PCDF/Divulgação
A polícia apreendeu cinco quilos de nitrato de amônio e um quilo de nitrato de potássioPCDF/Divulgação
O material era suficiente para derrubar uma casaPCDF/Divulgação
O suspeito foi preso em flagrante por agentes e delegados da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC)PCDF/Divulgação
Jovem tem 19 anos
O suspeito não tinha passagem pela políciaPCDF/Divulgação
Ele disse que ia usar carro bombaPCDF/Divulgação
PCDF/Divulgação
Desenhos feitos pelo suspeito mostram pessoas mortasPCDF/Divulgação
1
Artefatos semelhantes
Trata-se de um explosivo produzido pela mistura de hidrocarbonetos líquidos fáceis de encontrar no comércio e em postos de combustíveis. Dois artefatos semelhantes foram usados no atentado à Maratona de Boston. Eles estavam em panelas de pressão repletas de pregos e outros pedaços de metal. Com a detonação, esses materiais tornam-se projéteis, como balas de arma de fogo, lançados em várias direções.
Na época da prisão, na residência do jovem, os investigadores encontraram bombas e livros com incitação ao ódio, além de máscaras e dinheiro em espécie (foto em destaque). Ele passou por audiência de custódia e ficou preso preventivamente. A motivação do ataque ainda é um mistério, mas o rapaz já havia detonado pelo menos um artefato no passado, quando perdeu a falange de um dedo.