O homem era procurado desde julho, quando os irmãos Evanilson de Lima Santana, 30 anos, e Francisco das Chagas Santana da Rocha Filho, 25, com quem ele atuava nos crimes, foram presos em flagrante pelos crimes de estelionato e associação criminosa. O grupo aplicava golpes de compra de celular no site de compras e vendas OLX.
Eles se passavam por compradores interessados em anúncios de celulares na plataforma. Marcavam encontros com as vítimas em locais públicos após expediente comercial, entre 17h e 21h. Depois de analisarem o aparelho, simulavam um agendamento de transferência bancária eletrônica para o dia seguinte, argumentando que a transação não poderia ser feita fora do horário comercial. Assim, as vítimas entregavam os aparelhos e percebiam o golpe apenas no dia seguinte, quando procuravam a polícia.
O grupo fez, ao menos, 29 vítimas. Evanilson e Francisco foram presos em flagrante na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), logo após terem cometido mais dois golpes. Com eles, os agentes apreenderam ainda dois aparelhos da marca Apple, um dos quais foi restituído à vítima identificada.
Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, os criminosos se revezavam na execução dos golpes, passando-se por interessados nos anúncios. Eles sempre iam até o local dos encontros em duplas, utilizando o carro Fiat/Stilo de cor prata, registrado em nome de uma terceira pessoa.