20/08/2020 às 02h52min - Atualizada em 20/08/2020 às 02h52min

CLDF muda duas regras nos concursos públicos locais. Confira quais são

Propostas votadas por deputados distritais alteram regras de transparência e pontuação de candidatos em certames no Distrito Federal

A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou duas mudanças nos concursos públicos no DF. Uma delas diz que os organizadores das seleções deverão publicar a lista completa dos inscritos. E a segunda decide que a experiência em estágios em hospitais públicos e privados passará a valer pontos nos certames.

As matérias foram aprovadas em 2º turno nesta quarta-feira (19/8) pelos deputados distritais e seguem para apreciação do Governo do Distrito Federal (GDF). Agora, podem ser sancionadas ou vetadas.

O Projeto de Lei nº 677, de 2019, redigido por Arlete Sampaio (PT), determina que a pessoa jurídica responsável pela organização do concurso público deverá tornar pública a relação integral dos inscritos para cada cargo do certame.

Segundo a parlamentar, a divulgação garante mais transparência nas seleções, evitando possíveis fraudes nas disputas por vagas em empregos públicos.

Plantão médico

Por outro lado, o Projeto de Lei nº 883, de 2020, de autoria do deputado Jorge Vianna (Podemos), determina que o tempo cursado em estágio em hospitais públicos e privados passe a contar como pontuação em concursos.

“A gente sabe como é difícil ter experiência na saúde. E esses estágios não são brincadeira”, comentou o parlamentar. Além disso, especialmente na rede pública, os jovens profissionais contribuem para o bem-estar da sociedade.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »