14/09/2020 às 07h59min - Atualizada em 14/09/2020 às 07h59min

Mãe que abandonou bebê em matagal do DF é solta após audiência de custódia

No sábado (12), a mulher foi identificada e autuada em flagrante por abandono de incapaz. Nesta tarde, ela foi posta em liberdade sem fiança

A mulher presa após abandonar a filha recém-nascida no matagal de uma propriedade na Rota do Cavalo, no Núcleo Rural de Sobradinho, foi posta em liberdade após audiência de custódia realizada neste domingo (13/9). Segundo o delegado Hudson Maldonado, chefe da 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), ela foi solta sem pagar fiança.

A mulher foi identificada e presa nesse sábado (12/9), depois que os investigadores analisaram imagens de câmeras de segurança do local onde a bebê foi achada na última quinta-feira (10/9). Após ser autuada em flagrante por abandono de incapaz, a mãe prestou depoimento na delegacia.

A mulher tem 22 anos e é moradora do Paranoá. Ela teria abandonado a recém-nascida cinco dias após o parto. “Não tinha passagens pela polícia. Escondeu a gravidez da família e disse estar com um cisto”, informou Maldonado.

A polícia não divulgou o nome dela. De acordo com o delegado, a avó materna da bebê agora quer a guarda da neta. “A mãe da infratora ficou muito envergonhada e revoltada com o fato. Disse que, se a filha dela não quis, ela quer [a criança]. Está profundamente envergonhada”, comentou Maldonado.

Pai teria morrido de Covid-19

À polícia, a mulher teria dito que o pai da bebê morreu recentemente, vítima da Covid-19. Ela, contudo, não informou o nome do homem.

Ainda de acordo com o delegado, a recém-nascida segue sob cuidados médicos no Hospital Regional de Sobradinho (HRS).

Apesar de a avó manifestar desejo de ficar com a menina, após a bebê receber alta, a guarda dependerá de autorização do Conselho Tutelar e da Vara da Infância.
Imagens

Nas imagens registradas por câmeras do circuito do Lar Menino Jesus de Praga, a mulher aparece chegando em um carro e aparenta tocar um interfone no portão, mas ninguém atende. O motorista vai embora e ela entra por outro lado. Segundo Maldonado, a mãe afirmou que o homem que a deixou no local era um “loteiro”.

“Ele estava fazendo transporte pirata. Ela pagou para que o motorista a levasse e ele de nada sabia. Percebemos que ele vai embora após deixá-la na porta do abrigo. Ele não testemunhou, não a viu entrando, abandonando a criança, e ela mesma excluiu a participação dele”, explicou.

Apesar disso, o delegado ressaltou que a polícia ainda procura saber quem é o motorista: “Ainda vamos buscar identificar de quem se trata”.

Criança passa bem

De acordo com a conselheira tutelar de Sobradinho, Elita Valdez, a mãe entrou no terreno do Lar Menino Jesus de Praga e deixou o bebê próximo a uma caixa d’água na última quinta-feira (10/9). “Um rapaz do abrigo escutou o choro da criança e viu o bebê. Aí eles acionaram a gente”, contou.

A menina foi encontrada enrolada em panos do Hospital Região Leste (Paranoá). Ela chamou atenção de moradores da região, que ouviram o choro. Após ser achada, a bebê foi levada para o Hospital Regional de Sobradinho (HRS).

“Essas mães precisam saber que não podem fazer isso. Existe a possibilidade de entregar o filho para adoção logo após o parto. É uma maneira legalizada de se fazer isso”, ressaltou ainda a conselheira tutelar de Sobradinho.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »