18/09/2020 às 14h12min - Atualizada em 18/09/2020 às 14h12min

MP do reajuste para policiais e bombeiros do DF tem 74 emendas barradas

Decisão pavimenta caminho para votação relâmpago de projeto na segunda-feira (21/9). Iniciativa corre o risco de caducar em 22 de setembro

Orelator da Medida Provisória nº 971, deputado federal Luis Miranda (DEM), rejeitou as 74 emendas feitas ao documento que concede reajuste salarial a policiais militares, civis e bombeiros do Distrito Federal.

A decisão simplifica a votação, prevista para segunda-feira (21/9) no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O texto terá foco apenas na recomposição dos salários dos militares.

Segundo Miranda, o parecer é resultado de acordo entre a bancada de deputados federais da capital do país. A decisão foi sacramentada nesta sexta-feira (18/9), em reunião na casa do parlamentar.

“Tivemos emendas tratando de questões extremamente importantes. Mas as carreiras que compõem a Segurança Pública e o governo federal concordam que o objetivo é garantir um texto que não traga insegurança e questionamentos futuros. Em reunião com a secretaria de governo, firmamos compromisso que o Planalto encaminhará um novo projeto englobando demandas das forças policiais”, afirmou  Luis Miranda .

1

A votação da Medida Provisória nº 971, que trata do reajuste da Segurança Pública no Distrito Federal, sofreu novo adiamento na quinta-feira (17/9). E corre o risco de perder a eficácia. Isso causou apreensão entre integrantes das forças de segurança no DF.

A matéria havia sido prevista na pauta da Câmara dos Deputados duas vezes, para o dia 14 de setembro e para o dia 18.

Segundo congressistas ouvidos pelo Metrópoles, há acordo para que a matéria seja apreciada na Câmara dos Deputados e no Senado no mesmo dia. Se isso não ocorrer, todo o esforço para conceder aumento às forças de segurança terá sido em vão.

A MP tem prazo final de votação na terça-feira (22/9), quando completam os 120 dias de sua publicação. Após esse prazo, ela perde a validade.

Corrida contra o tempo

Em 3 de setembro, Miranda se reuniu com o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, para debater o tema. No dia 11, os parlamentares do DF na Câmara Federal estiveram reunidos na residência do parlamentar e ficou decidido que somente as emendas sem impacto financeiro seriam incluídas na MP, que teve 74 alterações sugeridas.

MP 971/2020 prevê reajuste de 25% na Vantagem Pecuniária Especial (VPE) devida a policiais militares e bombeiros do DF. Na Polícia Civil, o aumento é de 8% linear para todos os cargos. A MP 971 também corrige em 25% a tabela da VPE devida a PMs e bombeiros da ativa, inativos e pensionistas dos ex-territórios do Amapá, de Rondônia e de Roraima.

Essas carreiras fazem parte de quadro de servidores da União atualmente em extinção. A medida foi autorizada pela Lei nº 14.001, de 2020. A estimativa é que o impacto da recomposição salarial neste ano fique em pouco mais de R$ 519 milhões.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »