21/09/2020 às 17h13min - Atualizada em 21/09/2020 às 17h13min

Curado da Covid-19, Ibaneis Rocha retoma agenda de trabalhos oficiais no DF

Governador apresentou sintomas leves da doença e teve o diagnóstico confirmado no dia 9 de setembro, quando iniciou isolamento domiciliar CAIO BARBIERI

O governador Ibaneis Rocha (MDB) está curado da infecção pelo novo coronavírus e já começou a retomar as atividades oficiais no Palácio do Buriti. O chefe do Executivo local testou positivo para Covid-19 no dia 9 de setembro – desde então, decidiu realizar o isolamento domiciliar, já que apresentou apenas sintomas leves da doença, como coriza e tosse.

“Estou curado da Covid-19. Estou bem e trabalhando”, informou o emedebista ao Metrópoles nesta segunda-feira (21/9).

Durante o ciclo da doença, Ibaneis chegou a ter 5% da capacidade pulmonar comprometida pelo Sars-Cov-2, mas o vírus recuou e os exames recentes apresentaram melhoras no quadro respiratório do político.

Agenda

O primeiro compromisso público do governador foi uma visita ao novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), coronel William Augusto Ferreira Bomfim. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (21) e contou com a presença do vice-governador Paco Britto e do deputado distrital Roosevelt Vilela.

Durante o compromisso, Ibaneis agradeceu o empenho de cada um dos mais de cinco mil militares, que estão em ações rotineiras de socorros a incêndios, acidentes de trânsito e especialmente, no atendimento especial realizado durante a pandemia do coronavírus.

“Durante esse período de seca, o Distrito Federal tem muito a agradecer pelo trabalho que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fazem da defesa da população. Quero estar cada vez mais próximo desses, que estão sempre perto da população”, acrescentou.

O governador também deu as boas-vindas ao novo comandante da corporação, coronel Willian. “Vim fazer uma visita ao nosso novo comandante-geral [coronel Bomfim], que nos apresentou a sua lista de projetos, a lista de obras. Também estou aqui prestar minhas condolências à família do bombeiro [segundo sargento Wanderlan Gonçalves da Silva] que faleceu esse final de semana”, completou.

Na parte da tarde, o titular do Palácio do Buriti participou, na sede do Executivo local, da entrega da premiação aos vencedores da 1ª edição do Concurso Fotográfico Inclusivo, promovido pelo Governo do Distrito Federal. A medida integra as comemorações locais pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira e instituído em 1982.

Diagnóstico

No dia 8 de setembro, durante a madrugada, o chefe do Executivo local começou a apresentar alguns sintomas leves do novo coronavírus. Após o teste, foi confirmada a suspeita.

“No fim de semana, viajei na companhia de um amigo que acabou testando positivo. Como eu comecei a sentir uns sintomas, achei por bem fazer o teste, e deu positivo. Agora, é ter paciência e me cuidar”, disse Ibaneis à coluna Grande Angular.

Outros integrantes do alto escalão do GDF já enfrentaram a doença. Entre eles, o vice-governador Paco Britto, e os secretários de Economia, André Clemente; de Segurança Pública, Anderson Torres; e o de Governo, José Humberto Pires.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »