A Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri) instituiu, nesta segunda-feira (5/10), a criação do projeto Adote um Animal. Em uma portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o GDF, por meio da pasta, estabelece os procedimentos para a adoção de animais de grande porte, apreendidos em ações da secretaria.
Segundo a portaria, o projeto tem por objetivo dar um destino a cavalos e bovinos apreendidos durante as ações desenvolvidas pela Seagri-DF. Só poderão ser adotados animais que não forem reclamados pelos proprietários em tempo hábil.
Os interessados em adotar os animais precisa sem cadastrar na Gerência de Apreensão de Animais (Gean/Difit/SDA). O processo seguirá a lista por ordem de cadastro.
Para fazer o cadastro, o adotante em potencial precisa apresentar declaração de que possuiu local adequado e seguro para o abrigo do animal; não pode ser dono de algum animal já apreendido e não reavido anteriormente; e apresentar auto declaração de que não tem histórico de maus-tratos a animais.
É importante salientar que o candidato não poderá vender o bicho que adotar. E que o animal só será entregue ao adotante após a comprovação de que ele realizou o pagamento dos exames sanitários obrigatórios e providenciou a documentação necessária ao transporte do animal até seu novo destino.
Outro detalhe que precisa ser seguido à risca, segundo a portaria, é que o adotante fica obrigado a informar à Seagri quando o animal adotado vier a óbito, explicando as circunstâncias em que tudo aconteceu.