06/10/2020 às 08h33min - Atualizada em 06/10/2020 às 08h33min

Ibaneis vai chamar 378 bombeiros para o curso de formação em dezembro

Depois de anunciar a convocação de 600 novos policiais militares, o governador anuncia o chamamento para o Corpo de Bombeiros do DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, nesta segunda-feira (5/10), da solenidade de transmissão do cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou a convocação de 378 aprovados, que começarão o curso de formação do CBMDF em dezembro. Na quinta-feira (1º/10), ele já havia comunicado que 600 aprovados no certame da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) seriam chamados na mesma data para tomar posse.

O evento ocorreu no Auditório da Academia de Bombeiro Militar (ABMIL), no Setor Policial Sul. Na solenidade, Ibaneis afirmou que a agilidade dos bombeiros foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia do novo coronavírus. “Foram aproximadamente 100 vidas salvas”, segundo ele.

E foi com a intenção de garantir a agilidade no atendimento feito pela corporação que o governador prometeu nomear os mais de 300 bombeiros aprovados no concurso do CBMDF. “O coronel Bomfim vai encaminhar a lista para a gente e nós pretendemos chamá-los no mês de dezembro”, disse Ibaneis, que também falou que pretende investir na saúde das famílias dos militares.

O certame do CBMDF ocorreu em 2017. Desde então, 310 praças e 45 oficiais aguardam a convocação para serem efetivados como militares da corporação.

Em 16 de setembro, um grupo de aprovados fez uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti para cobrar agilidade no processo por parte do Governo do Distrito Federal. Aproximadamente 100 pessoas se reuniram no local, com faixas e cartazes, pedindo um posicionamento do Executivo.

À época, o Comando do Corpo de Bombeiros afirmou que estava em “tratativas junto ao GDF para viabilizar a convocação de novas turmas referentes ao concurso 2017”. O atraso teria sido provocado pela pandemia do novo coronavírus, que impediu a realização das aulas por conta do isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias.

1
Troca no comando

A troca do comando foi oficializada na edição do Diário Oficial do DF (DODF) do dia 11 de setembro. O militar entra no lugar do também coronel Lisandro Paixão. Antes de assumir o comando da corporação, Bomfim ocupava o posto de chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia do CBMDF.

Essa foi a segunda troca de comando do CBMDF na administração do governador Ibaneis Rocha (MDB). No início da gestão do emedebista, a corporação era conduzida pelo coronel Emilson Ferreira, que foi escolhido pelo governador a partir de lista tríplice formulada pela Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros.

Em 10 de dezembro de 2019, Ferreira pediu exoneração do cargo. A tropa passou, então, para as mãos do coronel Lisandro, que na época desempenhava a função de subsecretário de Gestão da Informação na Secretaria de Segurança Pública.

Saúde da tropa

Após a posse, Bomfim destacou que buscará melhoria no sistema de saúde da tropa. “Eu vou correr ombreado com o coronel (Comandante-Geral da PMDF) Julian Pontes. Nós estamos na mesma situação”, comentou.

“A saúde é importantíssima. E a gente tem que continuar com assistência integral aos nossos militares da ativa e os nossos militares que já estão aposentados e os pensionistas e dependentes”, comentou Bomfim.

Neste sentindo, buscará apoio da Secretaria de Economia e da Câmara Legislativa. Bomfim também defende a redução do interstício para a promoção de militares.

Incêndios

Para enfrentar o aumento dos incêndios no DF, o novo Comandante-Geral dos Bombeiros, determinou que cada quartel faça duas rondas preventivas por dia.

“Estamos no pico (dos incêndios), alertou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »