Segundo Alisson Rios, controlador Setorial da Saúde, o serviço foi criado a partir da iniciativa do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, junto à Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), para tornar mais eficaz a gestão da rede e, consequentemente, o atendimento à população.
"A ideia é integrar em uma única coordenação os serviços de Ouvidoria, Transparência e Controle Social, Controle Interno e Corregedoria. Assim, todas essas unidades que, antes, funcionavam de forma separada, passam a ser subordinadas à Controladoria Setorial da Saúde", esclarece o gestor. Desta forma, a seção passará a responder tecnicamente à CGDF e, administrativamente, à Secretaria de Saúde.
O principal foco do serviço oferecido pela Controladoria Setorial será a auditoria voltada para controle de riscos e a inspeção, que é a verificação de situações que podem causar problemas. Rios explica que a metodologia aplicada no âmbito da rede é a mesma utilizada pela CGDF, modelo reconhecido pelo Banco Mundial como ferramenta efetiva de controle interno.