08/04/2017 às 11h31min - Atualizada em 08/04/2017 às 11h31min

​Saúde implanta Controladoria Setorial

Serviço fortalecerá o controle interno da secretaria

Assessoria de Comunicação Social
A Secretaria de Saúde é a primeira pasta do Governo de Brasília a implementar a Controladoria Setorial, órgão que fortalecerá o controle interno e ampliará a transparência nos serviços prestados à população. A instituição da unidade, por meio do Decreto 38.115/17, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (7).


Segundo Alisson Rios, controlador Setorial da Saúde, o serviço foi criado a partir da iniciativa do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, junto à Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), para tornar mais eficaz a gestão da rede e, consequentemente, o atendimento à população.

"A ideia é integrar em uma única coordenação os serviços de Ouvidoria, Transparência e Controle Social, Controle Interno e Corregedoria. Assim, todas essas unidades que, antes, funcionavam de forma separada, passam a ser subordinadas à Controladoria Setorial da Saúde", esclarece o gestor. Desta forma, a seção passará a responder tecnicamente à CGDF e, administrativamente, à Secretaria de Saúde.
 

O principal foco do serviço oferecido pela Controladoria Setorial será a auditoria voltada para controle de riscos e a inspeção, que é a verificação de situações que podem causar problemas. Rios explica que a metodologia aplicada no âmbito da rede é a mesma utilizada pela CGDF, modelo reconhecido pelo Banco Mundial como ferramenta efetiva de controle interno. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »