22/10/2020 às 05h40min - Atualizada em 22/10/2020 às 05h40min

Ônibus da Mulher segue atendendo por mais cidades

Mais de 750 mulheres foram atendidas na primeira fase da ação, que agora se estende até o dia 30 para regiões que ainda não haviam sido contempladas

Teve início a segunda etapa da campanha Outubro Rosa, ação do GDF na prevenção e no combate ao câncer de mama. Mais de 750 mulheres foram atendidas na primeira fase da iniciativa, que agora se estende até o dia 30 para regiões administrativas que ainda não haviam sido contempladas. Nesta quinta (21), o Ônibus da Mulher, unidade móvel itinerante da Secretaria da Mulher, esteve em Taguatinga, na Praça do Relógio.

A ação, realizada pela Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com as administrações regionais, Secretaria de Saúde e Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), leva orientação e prevenção ao câncer de mama para as mulheres do DF, além de auxiliar na marcação de exames de mamografia. A fila para este procedimento na rede pública de saúde, inclusive, encontra-se zerada.

“Intensificamos as ações no Outubro Rosa, mas não vamos parar quando a campanha acabar. Continuaremos mantendo a rotina dos nossos serviços nas nossas unidades”, garantiu o presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva.

Maria Luiza de Santana sabe bem a importância do autoexame para identificar e prevenir o câncer de mama. No ano passado, a técnica de enfermagem de 34 anos encontrou um nódulo em um dos seios, e agora procurou o Ônibus da Mulher para fazer um acompanhamento com a equipe de saúde do local. “Prevenir é o melhor caminho, porque depois pode não ter mais o que fazer. Essa iniciativa beneficia muito, porque facilita o caminho e estimula as mulheres a se conhecerem, orientando corretamente”, elogia.

Funcionária da Administração Regional de Taguatinga, a copeira Orlene Maria de Amorim, de 52 anos, também aproveitou a chegada da unidade móvel da Secretaria da Mulher para receber as orientações corretas sobre sua situação. “Durante um autoexame, senti uns caroços e fiz uma mamografia, mas não eram cancerígenos. Hoje quero conversar com o pessoal aqui porque senti também no outro seio, para saber se são nódulos de gordura”, relata.

A aproximação do poder público com a população, aliada na prevenção do câncer de mama, são algumas das forças motrizes do projeto, como explica a secretária da Mulher, Ericka Filippelli: “Estamos falando de um tipo de câncer que tem uma chance de cura altíssima, mais de 95%, quando diagnosticado de forma precoce. Além disso, é uma oportunidade de trazer essa unidade móvel e os nossos servidores para também acolher e orientar as mulheres de forma geral, identificar situações de violência”.

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, elogiou a iniciativa do Ônibus da Mulher aliada à campanha Outubro Rosa. “Quero parabenizar a secretária Ericka, pela sensibilidade de levar saúde a todas as regiões do DF. Um grande número de mulheres precisa de atendimento médico e essa ação ajuda muito nesse sentido, inclusive com um encaminhamento para a rede pública de saúde. As mulheres do DF, as mulheres de Taguatinga, merecem esse atendimento”, afirma.
 

Serviços em conjunto

Além da orientação sobre o autoexame mamário e o possível encaminhamento para a rede pública de saúde, também são ofertados às mulheres no consultório itinerante acolhimento e orientação sobre o direitos da mulher feitos pela equipe da Secretaria da Mulher do Distrito Federal, inclusive oferecendo informações de onde e como procurar ajuda no caso de violência doméstica.

Até o dia 30, o Ônibus da Mulher passará por Planaltina, Sol Nascente/Pôr do Sol, Itapoã, Brazlândia, Estrutural, Fercal, Riacho Fundo, entre outras regiões administrativas, das 8h às 17h. Confira abaixo a lista completa:

22/10 – Quinta – Itapoã (Quadra 61 / Quadra de Esportes)
23/10 – Sexta – Brazlândia (estacionamento do Hospital Regional de Brazlândia)
24/10 – Sábado – Estrutural (em frente à administração)
25/10 – Domingo – Areal (Parque do Areal)
26/10 – Segunda – Planaltina / Área Rural do Pipiripal (em frente à Unidade Básica de Saúde)
27/10 – Terça – Fercal (em frente à administração)
28/10 – Quarta – Sol Nascente  (em frente à Unidade Básica de Saúde)
29/10 – Quinta – Água Quente (Gerência Regional de Água Quente – Qd. 01 Lote 02 Residencial Salomão Elias – Setor Habitacional Água Quente)
31/10 – Sábado – Riacho Fundo (em frente à Administração)

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »