26/10/2020 às 08h49min - Atualizada em 26/10/2020 às 08h49min

Reforço de 4 patas: PMDF prepara 8 cães para ajudar em operações especiais

Animais estão sendo treinados para identificação de drogas, armas, captura de foragidos e resgate de pessoas desaparecidas

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passará a contar com reforço de oitos cães da raça Pastor Belga de Malinois que já estão em treinamento. Eles farão parte do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). O auxílio dos animais ajuda na identificação de drogas, armas e na captura de foragidos e pessoas desaparecidas.

Neste ano, de janeiro a setembro, os cães foram “convocados” para atuar em 625 operações realizadas por unidades da corporação e também da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O tempo de treinamento depende da área que o animal irá atuar. Quatro deles – com idades entre três e oito meses – vão trabalhar em recapturas.

Neste caso, o treinamento terá duração média de um ano. Após este período, eles estarão aptos a compor as equipes de policiais. Outros quatro cães estão sendo treinados para encontrar drogas, armas e munição. “O tempo de treinamento desses animais é menor. A partir de 7 meses eles já atuam junto às equipes”, explica o comandante do BPCães, major Carlos Reis.

1

Os animais desempenham a função por oito anos, no máximo. Durante esse tempo são realizados testes para aferir a atuação do cão, se ele está ou não apto para continuar com a atividade.

Recompensa
O treinamento dos cães é diário e feito com uso de caixas com odores que eles deverão identificar durante as buscas. “Os cães são estimulados a caçar os brinquedos como bolas e mordentes. Utilizamos caixas de madeira com diferentes tipos de cheiros, como de entorpecentes, armas e munição. Eles aprendem que, ao encontrar aquele cheiro, irão receber a recompensa, que é o brinquedo. O treino para eles é uma brincadeira”, afirma o major.

Os cães passam por cuidados frequentes. Diariamente, ao chegar no batalhão, o policial responsável pelo cão tira-o da baia para fazer a higiene necessária. Além disso, uma veterinária e um auxiliar, diariamente, ficam na unidade – localizada no Setor Policial. A PMDF dispõe ainda de um Centro Veterinário para os cuidados com os animais.

Atualmente, há quarenta e cinco cães no batalhão. Do total, 60% deles desempenham dupla função: no policiamento ostensivo/choque e detecção de substâncias. Os animais são das raças pastor belga de malinois, labrador e rottweiler.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »