01/11/2020 às 07h39min - Atualizada em 01/11/2020 às 07h39min

Um Dia de Finados diferente: cemitérios terão protocolos para visitação

A fim de evitar aglomerações e risco de infecção pelo novo coronavírus, neste feriado, a empresa que administra os seis cemitérios do DF, Campo da Esperança, pede que as pessoas façam suas homenagens em casa. GDF decretou uma série de medidas para amanhã

As celebrações previstas para amanhã, Dia de Finados, devem ser bem diferentes, devido à pandemia do novo coronavírus. Em 2019, cerca de 500 mil pessoas passaram pelos cemitérios do Distrito Federal — Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia —, de acordo com balanço da Polícia Militar (PMDF). Ao contrário dos anos anteriores, a recomendação da empresa Campo da Esperança, que administra os seis cemitérios da capital, é de que a população dê preferência às homenagens em casa.
 

Contudo, para quem quiser prestar tributo nos túmulos dos entes, não haverá limite de visitantes, mas é preciso seguir o protocolo para evitar aglomerações e contágios. Veja as mudanças no trânsito.

Medidas sanitárias

Na quarta-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) editou um decreto com as regras sanitárias para os cemitérios no feriado: além do distanciamento de dois metros entre os visitantes, só serão permitidos grupos de até seis pessoas. Quem estiver com sintomas de gripe, não poderá entrar.
 

O uso de máscaras é obrigatório em todas as unidades. Outra mudança é que não haverá banheiros químicos, e os sanitários dos cemitérios serão limpos com maior frequência. Não haverá copos descartáveis disponíveis nos bebedouros. Cada pessoa deve levar o seu ou uma garrafinha para beber água. A presença de vendedores ambulantes está proibida.

Acesso

Para reduzir as aglomerações, os cemitérios abrirão mais cedo e fecharão mais tarde, funcionarão das 7h às 19h. Em Planaltina e em Brazlândia, os carros não terão acesso para liberar espaço de circulação de pessoas. Nas demais unidades, somente os veículos autorizados a parar em vaga especial ou destinados a pessoas com deficiência poderão estacionar do lado de dentro.

 

Uma das faixas na DF-475, que dá acesso ao cemitério do Gama, será interditada para veículos. Nela será feita a passagem de pedestres. Também haverá intervenções no Setor de Oficinas Norte, a via que vai para o cemitério de Taguatinga terá sentido único.

Celebrações

As missas presenciais da Arquidiocese de Brasília, que ocorrem tradicionalmente nos cemitérios, assim como outras celebrações, estão canceladas, e as homenagens de finados vão ocorrer nos próprios templos. Na Catedral, a missa está marcada para as 10h30 e será transmitida pelas redes sociais. Nos cemitérios, os velórios e sepultamentos vão ocorrer normalmente, seguindo os protocolos de prevenção da covid-19.

O que abre e fecha

Veja como funcionarão serviços e comércio no feriado de Finados, amanhã:

Lazer

» Eixão do Lazer e W3 Sul serão liberados para os pedestres das 6h às 17h. O Parque da Cidade e os Parques Ecológicos vão abrir normalmente. O Zoológico estará aberto das 9h às 17h, com limite de 1,5 mil visitantes. Os museus e a Torre de TV não vão abrir no feriado.

Comércio

» Bares e restaurantes vão abrir, assim como o restante do comércio. Os restaurantes comunitários estarão fechados. Shoppings podem funcionar regularmente, assim como os cinemas.

» Park Shopping: das 10h às 22h.

» Taguatinga Shopping: lojas, das 14h às 20h. Praça de alimentação, das 12h às 22h.

» JK Shopping: lojas, das 14h às 20h. Praça de alimentação e lazer, das 12h às 22h.

» Conjunto Nacional: das 10h às 22h.

» Terraço Shopping: lojas, das 13h às 19h. Praça de alimentação, das 12h às 22h.

» Pátio Brasil: lojas, das 14h às 20h. Praça de alimentação, das 12h às 20h.

» Brasília Shopping: lojas, das 13h às 19h. Praça de alimentação, das 12h às 20h.

Saúde
» Emergências dos hospitais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) ficarão abertas 24 horas. Ambulatórios e as unidades básicas de saúde (UBSs) retomam o atendimento na terça-feira, assim como os centros de atenção psicossocial (Caps) do tipo I, II e AD.

Segurança
» A Polícia Civil vai trabalhar no regime de domingo, em escalas de plantão 24 horas nas delegacias.

Transporte
» Ônibus vão circular com frota reduzida, seguindo a tabela de domingo. O metrô, das 7h às 19h.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »