04/11/2020 às 05h35min - Atualizada em 04/11/2020 às 05h35min

GDF entregará 760 moradias populares até dezembro. Veja previsões e lançamentos

As unidades habitacionais ficaram prontas e algumas estão em processo de habite-se. Para 2021, a previsão ultrapassa 5 mil entregas

O Governo do Distrito Federal vai entregar as chaves de 760 moradias populares ainda em 2020. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), pelo menos três empreendimentos estão prontos e as unidades habitacionais serão passadas às mãos de seus novos donos. As datas de entrega para quem tem o nome na lista aprovado pelo governo serão marcadas e algumas ocorrerão ainda em novembro.

Receberão os imóveis prontos para moradia em 2020 pessoas que têm inscrição para habitações no Residencial Parque do Sol, no Sol Nascente. Nesse caso, serão 100 unidades para candidatos habilitados na faixa 1, cuja renda mensal limite é de até R$ 1,8 mil.

Na mesma faixa de renda, será entregue parte das moradias do Condomínio Crixá, em São Sebastião. Os apartamentos variam entre 47,65 m² e 47,75 m². Possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A previsão de entrega das 560 unidades habitacionais é para este mês.

O terceiro residencial a realizar o sonho da casa própria por meio dos projetos de moradia popular é o Paulo Freire, localizado em Samambaia. Serão 100 unidades entregues ainda em 2020. Nesse caso, falta apenas a conclusão do processo de habite-se para que as chaves cheguem às mãos de seus proprietários.

A  Caixa Econômica Federal (CEF) também trabalha para aprovar os financiamentos das moradias populares.

Celeridade

“Mais do que entregas, os imóveis vão realizar o sonho da casa própria. Essas famílias passam a mudar de vida a partir do momento que recebem suas casas. Isso nos traz uma satisfação muito grande. Somente em 2020, a Codhab entregou 1,5 mil moradias”, afirma o presidente da companhia, Wellington Luiz.

Segundo ele, é determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB) dar agilidade aos processos. “Estava tudo parado. Inclusive as obras e projetos. Estamos concluindo projetos iniciados no nosso governo. Nos próximos anos, vamos alcançar a meta de 40 mil unidades habitacionais sendo construídas ou pronta para a população do DF”, completou Wellington Luiz.

 
Lançamentos e obras para 2021

Em 2021, o número de lançamentos e entregas aumenta. Ao todo, a previsão é repassar à população que tem direito mais de 5 mil chaves de moradias populares do Morar Bem – eixo do programa Habita Brasília.

No Itapoã Parque, serão 3.936 unidades habitacionais. Em São Sebastião, no Condomínio Parque dos Ipês (Crixás), mais 550. Já no Recanto das Emas, quadras 117 e 118, haverá entrega de 160 chaves a famílias com renda de até R$ 1,8 mil.

Além disso, há previsão do início das obras de diversos empreendimentos que devem ser erguidos entre 18 e 24 meses. Entre as cidades contempladas, estão Ceilândia, Planaltina e Riacho Fundo II.

“Estamos diminuindo um passivo de 20 anos com aqueles moradores. Hoje, o déficit habitacional de interesse social no DF é de 200 mil famílias com renda de 0 a 12 salários mínimos”, informou o presidente da Codhab.

Varjão

Nessa segunda-feira (2/11), o GDF anunciou 56 novas unidades no Varjão. O empreendimento será destinado a famílias com renda entre 1,5 e três salários mínimos.

No primeiro trimestre de 2021, o governo local começará a construção de um empreendimento de 56 unidades habitacionais localizado no conjunto G, lote 1, da quadra 11. A entrega do novo residencial ocorrerá no prazo de 12 meses.

Os 56 apartamentos serão compostos por dois quartos, sala, cozinha e banheiro, totalizando 44 metros quadrados cada. O residencial terá cinco torres – térreo, primeiro e segundo pisos –, todas equipadas com guarita. As unidades habitacionais desse empreendimento serão destinadas a famílias com faixa de renda entre 1,5 e três salários mínimos.

A vencedora do edital foi a Associação Comunitária Assistencial de Desenvolvimento Urbano e Rural (Acadur).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »