A Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, produziu um dossiê com informações sobre suposto desvio de verba pública destinada à Casa de Apoio Paixão Pela Vida, com sede em Piracanjuba (GO), a cerca de 80 km de Goiânia.
A entidade seria a destinatária de R$ 701 mil em emenda parlamentar do deputado estadual e candidato a prefeito de Luziânia Diego Sorgatto (DEM). Luziânia fica no Entorno do Distrito Federal.
Segundo o dossiê obtido pela coluna Grande Angular, de julho de 2020, chama atenção o fato de a verba ter sido destinada diretamente para a instituição, e não para a Prefeitura de Piracanjuba. A entidade, contudo, nega essa informação.
A presidente do instituto sem fins lucrativos e candidata a prefeita de Piracanjuba, Ellen Rezende de Lima Meneses (PSB), declarou, nas redes sociais, que o dinheiro seria usado para atendimentos gratuitos à população de Piracanjuba.
O dossiê, classificado como sigiloso, destacou que Ellen apoiou a candidatura à reeleição de deputado estadual de Sorgatto em 2018 e, no ano de 2019, a instituição que ela preside recebeu verba de R$ 701 mil do parlamentar. Em março deste ano, Ellen foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga.
“Denúncias veiculadas nas redes sociais noticiaram que a entidade presidida por Ellen estaria desviando estes recursos recebidos para empresa ligada a ela, pois, segundo informações coletadas, o recurso só poderia ser destinado aos cidadãos da cidade de Piracanjuba para pagamento dos seguintes exames: ressonância, exame de P.S.A, ultrassom, tomografia e eletrocardiograma”, assinalou.
A Casa Paixão Pela Vida é a única sócia da empresa Clínica Paixão Pela Vida, com sede em Goiânia. A unidade tem como atividade econômica principal, registrada na Receita Federal, atendimento médico ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos.
A entidade teria ligação com a empresa Realcap, cujo um dos sócios é o “conhecidíssimo explorador de jogos de azar Arnaldo Rúbio Junior”, indiciado com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.
“Com a prisão de Carlinhos, teria assumido o comando da organização criminosa na exploração de jogos de azar em Goiás e em outros estados, fato que levou sua prisão pela Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), na Operação Jackpot”, apontou.
À coluna, a Polícia Civil de Goiás disse que não vai se manifestar a respeito do caso.