10/11/2020 às 15h42min - Atualizada em 10/11/2020 às 15h42min

Pompeo: “Haverá uma transição suave para uma segunda administração de Trump”

" Rafael Salvi "
GAZETA DO POVO
O Secretário de Estado, Mike Pompeo, recusou-se a aceitar nesta terça-feira (10) a vitória de Joe Biden, projetada pela mídia americana: “haverá uma transição suave para uma segunda administração de Trump”, ironizou ele, ao ser perguntado se o " Departamento de Estado está preparado para colaborar com a transição com os democratas."


Pompeo acrescentou: “O mundo está assistindo ao que está acontecendo. Vamos contar todos os votos. Quando o processo for completado, os delegados estarão selecionados. Há um processo, a Constituição deixa isso muito claro. O mundo deve ter plena conança de que a transição necessária para garantir que o Departamento de Estado funcione […] terá sucesso.”

O Secretário de Estado não armou se acredita que houve fraude eleitoral, mas reiterou a posição do presidente Donald Trump de que cada voto “legal” deve ser contado. “Devemos ter certeza de que nenhum voto que não seja legal seja contato. Isso dilui a votação. […] Quando acertarmos isso, estaremos em boa forma”, armou.

"Trump consegue mais apoio republicano para contestar o resultado da eleição"
"O candidato a reeleição Donald Trump conseguiu apoios importantes dentro do seu partido para prosseguir com o litígio que visa contestar os resultados da eleição presidencial em alguns estados decisivos."

"O líder do Partido Republicano no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, apoiou Trump nesta segunda-feira (9), por não reconhecer a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial. Na opinião do senador, o chefe da Casa Branca está "100% dentro de seus direitos de investigar as alegações de irregularidades e pesar suas opções legais”.

"O presidente americano, Donald Trump.| Foto: AFP
Ouça este conteúdo
O candidato a reeleição Donald Trump conseguiu apoios importantes dentro do seu partido para prosseguir com o litígio que visa contestar os resultados da eleição presidencial em alguns estados decisivos.

O líder do Partido Republicano no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, apoiou Trump nesta segunda-feira (9), por não reconhecer a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial. Na opinião do senador, o chefe da Casa Branca está "100% dentro de seus direitos de investigar as alegações de irregularidades e pesar suas opções legais”.

Em seus primeiros comentários desde que Joe Biden atingiu o número de delegados necessários no Colégio Eleitoral para ganhar a presidência, McConnell se tornou o republicano de mais alto escalão a não reconhecer o democrata como presidente eleito. Outro parlamentar que apoiou Trump foi o líder da minoria na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy."

"O republicano que chefia a bancada da maioria no Senado disse que "se desta vez houve uma irregularidade de uma magnitude que afetou o resultado, então todos os americanos deveriam querer que ela fosse exposta"."

""Se os democratas estão confiantes de que isso não aconteceu, eles não têm razão para temer um escrutínio adicional", acrescentou McConnell.

Outros membros do Partido Republicano também correram para apoiar o caso de Trump, incluindo os dois senadores americanos da Geórgia, que exigiram a renúncia do Secretário de Estado do mesmo estado, o republicano Brad Raffensperger, depois que seu gabinete disse que não havia evidências de fraude generalizada no estado."

"Também os procuradores-gerais republicanos de cerca de uma dúzia de estados deram seu apoio a um esforço legal pendente na Suprema Corte dos EUA para rejeitar as cédulas pelo correio na Pensilvânia que foram recebidas após o dia da eleição."
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »