17/11/2020 às 05h35min - Atualizada em 17/11/2020 às 05h35min

GDF quer PPP para construção de ciclovia que liga o SIG ao Parque da Cidade

O empreendimento faz parte do projeto urbanístico de requalificação do SIG. Ele prevê ainda calçadas largas, estacionamentos e arborização

O Governo do Distrito Federal quer firmar Parcerias Público-Privadas para realizar obras previstas no Projeto Urbanístico de Requalificação do Setor de Indústrias Gráficas. Além de trabalhar com a perspectiva de dinheiro do Executivo local, de emendas parlamentares e do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF (Fundurb), o caminho da PPP é estudado pela Secretaria de Habitação e Urbanismo do DF a fim de dar celeridade às intervenções e beneficiar a população.

Aprovado pelo Conselho de Planejamento Urbano do DF (Conplan) em 12 de novembro, o projeto prevê melhoria de conexões entre o SIG e o Setor Sudoeste; ajusta a dimensão das pistas de rolamento de vias e de vagas de estacionamento; amplia calçadas, cria acessibilidade, arborização e introduz ciclovias.

O espaço para o trânsito de bicicletas vai interligar todas as principais rotas do SIG, passar pela ciclovia do Sudoeste, até que o ciclista possa chegar em segurança ao Parque da Cidade. A entrada será na altura de um portão pequeno, atrás de um posto de gasolina, localizado no SIG, que liga a cidade ao parque.
 

Ela ressalta que a Novacap e a Secretaria de Obras serão as responsáveis por levar o projeto à frente, mas que a expectativa de PPP seria interessante. “Precisamos de recursos financeiros. O projeto já está aprovado. Se as empresas tiverem interesse, não haverá barreiras”, ressaltou a secretária-executiva

Qualificação do SIG

Em 2019, foi aprovada a lei que flexibilizou os usos do SIG. Agora, a estratégia de requalificação das áreas urbanas está no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT). No caso das mudanças viárias do SIG, ocorrerá a inserção de ciclovia segregada e calçadas adequadas.

Além disso, estacionamentos serão redimensionados, a fim de inibir as constantes “filas duplas”, que ocorrem no local. A ideia é dar maior clareza à área de passagem e de paragem dos veículos, além de estimular o uso da bicicleta como transporte.


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